Uma biografia musical de Lupícinio Rodrigues

Uma biografia musical de Lupícinio Rodrigues

Músico e jornalista Arthur de Faria lança neste sábado o terceiro livro de sua série sobre a música de Porto Alegre

Livros A+

Livro aborda a infância no bairro da Ilhota, os encontros, os bastidores de composições e a rotina boêmia de Lupi

publicidade

O músico e jornalista Arthur de Faria lança neste sábado, às 16h, o terceiro livro de sua série sobre a música de Porto Alegre. No volume, ele se debruça sobre a trajetória de Lupicínio Rodrigues, um dos maiores compositores da MPB. O lançamento será no Bar Guernica (Travessa dos Venezianos, 44) e terá bate-papo com entre o autor e o professor Luís Augusto Fischer, além de pocket show com repertório de Lupicínio Rodrigues, interpretado pela cantora Glau Barros e pelo violonista Mathias Pinto, seguido de sessão de autógrafos com o autor.

Músico e jornalista Arthur de Faria, autor da biografia musical de Lupi. Foto: Elizabeth Thiel / Divulgação / CP

Em “Lupicínio: uma biografia musical”, Arthur de Faria mergulha em boas histórias que percorrem a vida do compositor: a infância no bairro da Ilhota, em Porto Alegre, a rotina boêmia e doméstica de Lupi, encontros com Elis Regina, Elza Soares, João Gilberto e Caetano Veloso, e os bastidores de composições como “Se acaso você chegasse”, “Nervos de aço”, “Vingança” e “Cadeira vazia”.

A trajetória de Lupicínio Rodrigues, compositor negro de classe média baixa no sul do Brasil, é contada no contexto da censura na Era Vargas, do nascimento do samba e da música regional. Em marcos de celebração e esquecimento, a vida e a obra de Lupi se entrelaçam entre os depoimentos de parceiros musicais, amigos e familiares e as análises do autor sobre a genialidade das letras e melodias de Lupi. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895