Porto Alegre, 26 de Maio de 2016

Muambar, muambei

Postado por Mais Preza em 24 de maio de 2016 - Arte, Destaque, Literatura, Música, Show

Nesta sexta, acontece um festival pra lá de especial aqui em Porto Alegre. A partir das 19h, a Casa Frasca (Independência, 426) recebe François Muleka, Melina Mulazani com Luciano Faccini, Thiago Ramil e Musa Híbrida. Os ingressos custam R$ 30 (inteira), mas saem por R$ 15 para quem doar um quilo de alimento não perecível. Dá pra comprar online ou na hora mesmo! :)

Desde o começo do mês, o Muamba já percorreu Florianópolis e Curitiba, e logo depois da apresentação na Capital, toca pra Pelotas no sábado. Essas quatro cidades não foram escolhidas por acaso: a iniciativa surgiu da necessidade de espalhar o som de cada um dos artistas envolvidos para além do seu lugar de origem.

Ainda por cima, o Festival Muamba também vai participar da distribuição do livro “Mineiros Cavam no Escuro”, de João Kowacs e Daniel Eizirik, que é uma fusão de literatura, livro de artista, ficção e documentário-gráfico. E aí, vai perder essa maravilha? ;)




Domingo tem burger <3

Postado por Mais Preza em 20 de maio de 2016 - Destaque, Gastronomia

Um dos eventos itinerantes mais amados de Porto Alegre chega ao Complex (Protásio Alves, 3839) nesse domingo: o Biers &  Burgers! <3  Das 11h até as 21h, vão ser 3 opções de hambúrguer e 3 opções de cervejas artesanais pra cada um fazer a combinação que o coração mandar.


O primeiro da lista é o Vegetariano: com burger de grão de bico, queijo colonial , aioli de iogurte & hortelã e rúcula; o Campeiro leva burger de linguiça, queijo colonial e rúcula com cebola caramelizada. E pra fechar, o Porteño, que tem um burger de entrecot, queijo provolone, aioli de alho assado, chimichurri e bacon. Ah, e todos eles vêem com pão de brioche.

E aí, já deu água na boca? Aqui sim, então vamos????




Sexta é dia de ocupar o Galpão Makers

Nesta sexta, todos os makers dessa cidade já tem programa: a partir das 14h, acontece a terceira edição do Ocupa Galpão Makers (Santos Dumont, 1100) em Porto Alegre. Basicamente, são 700m² que reúnem 14 iniciativas locais se complementando, compartilhando fornecedores, vivências e experiências.

Além de todas as marcas residentes (que vão de roupas de cachorro até lojas de iluminação), a programação tá linda de ver! :)  Pra começar, lá vai ser lançado o Movimento ReciclaPOA, e a partir das 14h30, vai rolar uma apresentação do projeto e também o recolhimento de assinaturas dos apoiadores.

Depois, a função vem cheia de atividades! Às 15h, tem oficina de compostagem com DMLU e a Re-Ciclo. Às 16h, a Horteria vai ensinar todo mundo como fazer uma horta vertical. Também tem um espaço pro pessoal da Porto Alegre Lixo Zero, às 17h.

Já a partir das 19h começam os shows: primeiro, de Leandro Machado com covers que vão de Miles Davis a Michael Jackson e, às 22h, os guris da Alpargatos vão fazer um som acústico por lá.

Na parte da gastronômica do evento, a  ceva fica por conta da Cervejaria Solerun, os docinhos vão ser da Chocolah e as sopas, lanches, café e quentão (!!!) chegam pelas mãos da Toca do Coelho Café. O chef Alan Chaves, da VULP, também vai estar por lá fazendo aqueeele Mjadra. Pra fechar com chave de ouro, as fotos da mostra “Azul e Verde”, da Dai Dietzmann ficam expostas durante todo o evento. Te programa e dá um pulo lá! ;)




CreativeMornings: com os dois pés no chão

Postado por Mais Preza em 13 de maio de 2016 - Destaque

A edição de maio do CreativeMornings tem data marcada e já promete ser sensacional: o tema vai ser realidade! A convidada para palestrar dessa vez é a jornalista, socióloga e feminista Ana Emília Cardoso – que  já trabalhou no rádio com surfe, migrou para os assentamentos do MST, virou mãe, mudou de cidade para acompanhar o marido e reinventou toda sua vida no meio desse processo.

Hoje, ela faz o que gosta. Por isso, a ideia é manter os dois pés no chão e falar sobre projetos, processos criativos e suas vivências pessoais e profissionais. A partir do tema realidade, Ana vai apresentar uma das questões mais recorrentes pra essa nova geração que se forma agora: como ser livre nos tempos de hoje?

O combo café da manhã + bate-papo + palestra acontece no Vila Flores (São Carlos, 759) no dia 20 de maio, das 8h30min às 10h, e é gratuito – tudo feito por voluntários. A iniciativa do CreativeMornings começou em Nova York e hoje existe em mais de 140 cidades ao redor do mundo. As inscrições são limitadas e começam nesta segunda pelo site. Se liga! ;)




Onde mora a pop art

Postado por Mais Preza em 9 de maio de 2016 - Arte, Destaque

A partir dessa terça, às 19h, Porto Alegre ganha mais um espaço dedicado à arte! :)

Com foco na arte contemporânea, surrealismo-pop e pop art, a Galeria Dumbo (Av. Nilo Peçanha, 1700) vai disponibilizar para a venda pôsteres, impressos, gravuras de tiragens limitadas, fotografias e obras originais. E, além disso tudo, também vão rolar várias exposições itinerantes por lá!

O nome por trás desse projeto é o gaúcho Henry Lichtmann, formado em Design pela ULBRA. O mote da galeria é criar um lugar único na capital gaúcha, com um acervo que abriga nomes internacionais como os artistas Shepard Fairey (Obey), Doze Green e Tara McPherson, os fotógrafos David LaChapelle e Kate Garner e também artistas locais como Pirecco, Cusco, Patrick Rigon e Nina Morais.

Mas por que “Dumbo”? O nome do espaço é uma homenagem a um pequeno bairro do Brooklyn, em Nova York. A vizinhança voltou a ser habitada no final dos anos 70 por uma comunidade de artistas, depois de ser uma zona industrial abandonada pelo tempo. Hoje, é um paraíso da arte.

Aberta de segunda a sábado, das 11 às 19h, a Galeria Dumbo quer trazer um pouco dessa atmosfera toda para os porto-alegrenses. Bacana, né?! Então bora passar lá e conferir! ;)




Feira do Vinil na CCMQ

Postado por Mais Preza em 6 de maio de 2016 - Destaque, Música

Nesse sábado rola a terceira edição da Feira do Vinil de Porto Alegre! São vááários expositores da região Sul e de São Paulo que trazem suas preciosidades para a Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mário Quintana (Andradas, 736). Das 13h às 20h, os apaixonados por vinis poderão escolher entre 15 mil exemplares diferentes.

E é claro que um dia para celebrar a música não estaria completo sem shows: às 17h tem a banda Old Stuff Trio, que acabou de voltar de uma turnê nos Estados Unidos e traz seu mais novo trabalho, chamado “Just Trying”. Ja às 18h é a vez da Suco Elétrico, com pré-lançamento do seu novo álbum (que também vai sair em vinil, né).

Além disso, vários DJs vão estar por lá se revezando durante a festa! E pra acompanhar: food trucks e cerveja artesanal. ;)

 




Pitadas #13

Postado por Mais Preza em 5 de maio de 2016 - Destaque, Gastronomia

Por Alessandro Engroff*

Quem é adepto do consumo de alimentos livres de substâncias tóxicas já tem compromisso nos próximos dias 27, 28 e 29: neste período, será realizada no BarraShoppingSul a 8ª BioNat Expo – Feira de Produtos Orgânicos, Ecológicos e Sustentáveis, dentro da programação da Semana Nacional do Alimento Orgânico. O evento sediará também o Festival de Gastronomia Orgânica, em que chefs e cozinheiros gaúchos oferecerão ao público criações com o que há de melhor dentro desta que é uma das principais tendências de alimentação deste século.

A iniciativa reunirá os principais produtores de orgânicos com certificação do Rio Grande do Sul e contará ainda com oficinas práticas, aulas-show, troca de receitas e, na praça de alimentação do shopping, o projeto EcoChefs trará as criações de cozinheiros adeptos da ecogastronomia, movimento internacional que defende o uso de produtos orgânicos, ingredientes frescos (locais e sazonais) com responsabilidade social e ambiental.

A organização do evento sugere ainda que quem visitar a feira leve copo, compartilhe caronas ou use outros meios de transporte alternativos que colaborem para diminuir resíduos e CO2 – inclusive um catamarã levará visitantes do Centro até o evento, saindo da Usina do Gasômetro, e vice-versa, em vários horários.

A entrada é gratuita e mais infos podem ser consultadas aqui.

Melhores de 2016

A revista Prazeres da Mesa, principal publicação de gastronomia do Brasil, abriu nesta semana a edição 2016 de sua tradicional eleição de Melhores do Ano. Os restaurantes Hashi e Floriano Spiess – Cozinha de Autor são os representantes gaúchos na categoria “Melhor Restaurante – Região Sul”. Já o chef Marcelo Schambeck, do Del Barbieri Bistrô, concorre na categoria “Chef Revelação”.

Ao todo são 26 categorias, incluindo também “Melhor Programa de Gastronomia”, que nesse ano tem como concorrentes “Bela Cozinha”, ”Cozinha Prática”, “Que Marravilha”, “The Taste Brasil” e “MasterChef”. Para votar, é só acessar o site.

Este é o chef o chef Marcelo Schambeck, que concorre na categoria “Chef Revelação”

Novo peruano

Inaugurou oficialmente no bairro Bom Fim o Chola Guapa Restobar (R. Gen. João Telles, 294), restaurante com foco na culinária típica peruana, uma das mais celebradas dos últimos anos. A intenção é oferecer ao público a experiência de degustar pratos servidos no dia a dia da população local a um preço acessível, legitimados pela equipe de peruanos que trabalha na cozinha.

Entre os destaques do menu estão os assados preparados na brasa, como o “pollo a parrilla” (frango servido com batata frita e salada) e o tradicionalíssimo “anticucho” (espetinho de coração de boi acompanhado com batata e milho cozido), além dos clássicos “ceviche” (foto), “lomo saltado”, “arroz chaufa” e “arroz con mariscos”, com opções também de pratos vegetarianos.

Tudo sobre marmitas

O Instituto Ling promove nos próximos dias 10 e 17 de maio, das 19 às 22h, o “Workshop da Marmita” com o chef Aluisio Sabino, que ensinará receitas fáceis para uma marmita caprichada, preparos que podem ser congelados e aqueles truques para quem quer comer bem sem passar muito trabalho.

Infos e inscrições pelo telefone (51) 3533-5700, e-mail educativo@institutoling.org.br ou pelo site www.institutoling.org.br .

 

Pitadinhas

# O Mulligan Irish Pub Moinhos (Padre Chagas, 25) realiza nesta quinta, a partir das 19h, o “Cerveja com Elas”, evento destinado a mulheres que resgata a história da participação do público feminino na produção da bebida e contará com um menu harmonizado com cervejas especialmente criado para a ocasião. Haverá ainda um bate-papo com a sommelier Bárbara Niederaurer e Dóris Fialcoff.

# As mães que forem às unidades do Outback Steakhouse no próximo domingo ganharão de presente uma bolsa térmica personalizada, nas cores preta ou vermelha. O mimo é fruto de uma parceria entre a franquia e a Coca-Cola e estará disponível apenas no dia 8 de maio, no almoço e no jantar – ou enquanto durarem os estoques.

 

 

*O Alessandro é jornalista especializado em Gastronomia e Alta Cozinha e escreve quinzenalmente como convidado do Mais Preza. Sugestões são sempre bem-vindas no e-mail engroff@outlook.com. ;)

** Já conferiu a última coluna do Ale? Só clicar aqui :D

 




Fazendo a coisa certa

Postado por Mais Preza em 4 de maio de 2016 - Destaque, Música, Sem Categoria, Show

Tem coisa nova vindo de Pelotas pra cá: o artista plástico, designer e rapper Zudizilla vem a Porto Alegre lançar seu mais novo álbum, “Faça a Coisa Certa”, na festa Hot dessa sexta. O disco tem 18 faixas e é inspirado estética e tematicamente em “Do The Right Thing”, clássico do diretor Spike Lee, retratando a atmosfera de tensão racial entre os moradores de um quarteirão no Brooklyn.

Zudi chega à Capital depois de fazer uma tour por quatro Estados brasileiros – e vem todo cheio de estilo e (muita!) energia. Pra completar a noite, as pickups serão comendadas por Bem Black DJs (DJ Micha e DJ Magreen) e DJ Anderson (Ultramen). A função toda acontece no Carlitus Bar (Getúlio Vargas, 94), às 23h. A entrada fica por R$ 30 na hora e os antecipados, por R$ 20. Os ingressos estão disponíveis na Matriz Skate Shop do Shopping Total.

E aí, tá esperando o quê pra confirmar tua presença? :)




Um sonho, uma ajuda e muita música ;)

Postado por Mais Preza em 29 de abril de 2016 - Destaque, Música, Universidade

As três palavrinhas do título não foram escolhidas por acaso. A violoncelista gaúcha Ana Lúcia Arigoni de Souza (essa aqui do lado :) ) tá com um projeto de crowdfunding aberto só esperando uma ajudinha especial pra realizar um dos sonhos dela: fazer mestrado na Royal Academy of Music, em Londres!

A guria de 24 anos, que atualmente tá terminando o bacharelado na Escola Superior de Artes de Bremen, na Alemanha, foi nada mais, nada menos que única brasileira aceita pra fazer mestrado na RAM, que é uma das escolas de música mais importantes do mundo inteiro. Talentosa e dedicada que só ela, Ana recebeu bolsa integral pra fazer o curso, mas bolou essa “vaquinha” pra cobrir o restante do valor – sem contar os custos com moradia, alimentação e tudo mais.

E se você quiser saber por que ela escolheu Londres, deixamos a própria Ana explicar: “Além de ser uma terra de grande tradição musical, é um centro de imensa diversidade e intercâmbio cultural, o que desempenha um papel vital na formação de jovens profissionais da música. Meu objetivo é me aperfeiçoar nesse cenário para depois trabalhar tanto em uma orquestra quanto como professora”, conta ela.

Esta é a RAM, onde a Ana vai estudar a partir de setembro (a gente acredita!)

Cheia de vontade, a guria quer usar toda essa experiência e conhecimento pra voltar pro Brasil cheia de novidades e entrar de cabeça na luta pela popularização da música clássica no país. E vale destacar que isso já começa antes mesmo de ela se formar, já que a ideia dela é desenvolver um blog que sirva como um guia pros estudantes de música brasileiros. Bacana, né?!

Pois bem, o crowdfunding da Ana tá lá no Benfeitoria, uma plataforma baseada na regra do tudo ou nada: ou seja, em bom português, ou ela ganha o valor total ou não ganha nadinha, nadinha. Então, bora ajudar com um pouquinho? As doações variam entre R$ 15 e R$ 5 mil com diferentes recompensas – que incluem liberação de faixas do CD dela, camiseta da RAM e até agradecimento especial na formatura – mas, pra falar bem a verdade, quer recompensa melhor do que contribuir com o sonho de alguém?! <3

Ah, antes de ir lá dar essa mãozinha pra Ana, confere esse vídeo lindão que ela preparou:




Arte que se veste

Postado por Mais Preza em 27 de abril de 2016 - Arte, Destaque, Moda

Nesse sábado rola o projeto Bonding Creative People – e o nome já diz muito, né? A ideia desse evento amorzinho é unir pessoas criativas pra trocar ideias, estimulando a arte, a cultura e, claro, a criatividade. A função vai das 16h às 21h30, lá no TransLAB (Rua Professor Duplan, 146) – o mesmo lugar que abriga o coletivo de artistas da Paxart.

A Paxart, aliás, vai customizar uma ampulheta 3D durante o evento (afinal, esse é o símbolo da Oden, que tá fazendo isso tudo rolar). Também vai ter apresentação de dança do grupo Jeroquis e os DJs Leonardo Brawl e Thiago Moares vão comandar as pickups!

 

A Oden, que nós citamos ali em cima, foi criada pelos sócios Talitha Cechet e Fernando Herz, que transformaram a vontade de criar conteúdo que fosse além das roupas em uma marca. O projeto Bonding Creative People começou com o lançamento de duas coleções de camisetas com estampas assinadas por artistas locais de Porto Alegre.

Alguns nomes que participarem do projeto ṣo Jotap̻, Celo PAX, Paula Plim e Motu. As pe̤as ṣo to-das exclusivas e foram criadas sem nenhum briefing Рe tudo isso pra assegurar que as roupas tenham a identidade de cada artista. Legal, n̩?! ;)

 




Visitantes Online: