Os heróis de quatro patas

Os heróis de quatro patas

As memórias de policiais militares que trabalharam ou trabalham com cachorros no exercício da profissão

Oscar Bessi

publicidade

"É como um filho em desenvolvimento. A realização de um sonho.” Quem me diz isso é o meu amigo Diogo, soldado do Canil Central da Brigada Militar, em Porto Alegre. Um parceiro de farda e de literatura. Ele me conta do tanto de treino e convivência que tem com Morfeu, seu colega policial de quatro patas. Um trabalho árduo, contínuo e firmado numa relação de confiança mútua que culmina em resultados. Jovens, Diogo e Morfeu já encararam diversas missões. Mas nada se compara ao que o tenente Brito já viveu, ele frisa. E me passa o contato do veterano que inspira gerações. Ícone nas fileiras da Brigada Militar, principalmente entre os PMs cachorreiros, o veterano oficial me dá, por mensagem mesmo, a honra de dois dedos de prosa. E nem quero atrapalhá-lo. Ainda na lida, mesmo depois de tantos anos no front, Brito é um guri cheio de gás, sempre pronto para cumprir a missão. Não desperdiça o seu tempo. E nisto somos parecidos.

Brito me conta sobre Borg, seu cão e parceiro, um herói que tombou no cumprimento da missão. Tento captar a emoção na sua voz, mas o que ouço é aquela narrativa firme dos que se admiram e se respeitam pelo que honraram nesta vida, com coragem e brio. Num motim na Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, presos mantinham reféns na sala de visitação, quando o seu Borg foi solicitado para adentrar a sala. Um dos presos amotinados acertou duas estocadas na jugular do cão. O motim foi debelado com sucesso. Mesmo atingido o cão neutralizou o criminoso que o atacou. Mas ainda que tenha sido socorrido e levado ao hospital local, o santa-mariense Borg não resistiu. Morreu no front, cumprindo sua missão. Brito também me conta, com orgulho, a história do pastor-alemão Satã, o primeiro cão da Brigada Militar à época da criação do Canil, em outubro de 1964. Satã foi enviado a Israel e integrou a missão de paz da ONU no Batalhão de Suez, em 1967.

Há outros tantos heróis de quatro patas, além de Morfeu, Borg e Satã. Como Dick, que em Caxias do Sul ganhou um monumento todo esculpido em rocha e doada pelo escultor Rogério Bertoldo. Dick nasceu e morreu dentro do 12° BPM e era uma referência comunitária caxiense, atuando em diversos projetos sociais e fazendo a alegria de adultos e crianças. “É muito treino, muito tempo juntos, buscando melhores respostas. Ensinar um ser que não fala e é considerado ‘irracional’ a pensar por si próprio e resolver problemas que não fazem parte de sua natureza, faz a relação homem-cão fortalecer”, me explica Diogo. É aí que se constroem laços. Que serão fundamentais para a atuação correta e precisa, sem ferir ou prejudicar inocentes, no cotidiano do enfrentamento cada vez mais tão necessário à violência e à criminalidade, ou mesmo em ações de resgate e salvamento. O talento dos cães é cada vez mais essencial às instituições de segurança pública, como polícias e bombeiros. A comunidade gaúcha só aplaude esses heróis de quatro patas. E agradece.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895