Verstappen aproveita rivalidade de Hamilton e Alonso, atropela e vence sprint race da China

Verstappen aproveita rivalidade de Hamilton e Alonso, atropela e vence sprint race da China

Britânico fez seu melhor resultado do ano com 2º lugar, espanhol teve carro danificado em briga com Sainz e abandonou

Bernardo Bercht

Holandês despachou rivais

publicidade

Max Verstappen demorou para aquecer os pneus, mas quando a Red Bull achou a temperatura, atropelou até a vitória na sprint race do GP da China, neste sábado em Shangai. Lewis Hamilton poderia ter arriscado num jogo de asa móvel com Fernando Alonso para brigar pela vitória, mas preferiu garantir o segundo lugar para a Mercedes. Sérgio Perez aproveitou enrosco de Carlos Sainz com a Aston Martin para ser terceiro após mais uma corrida muito longe do colega de Red Bull.

A largada teve Hamilton dando o bote para cima de Lando Norris, que mais uma vez pipocou, errou e saiu da pista com a McLaren numa disputa de liderança. Alonso aproveitou e seguiu na carona, com Verstappen se defendendo de Sainz, ainda com os pneus gelados, característica da Red Bull.

Sainz tentou passar duas vezes, mas não levou. Lá na frente, Alonso ensaiou algumas trajetórias diferentes, mas também não conseguiu se adiantar à Mercedes.

Aí, a Red Bull acordou. Hamilton tinha a opção de deixar Alonso na zona de DRS, o que tornaria a ultrapassagem de Verstappen muito difícil, pelo menos enquanto Mercedes e Aston tivessem pneus. Preferiu, porém, abrir do espanhol deixando dois segundos de vantagem.

Verstappen agradeceu e engoliu Alonso que, sem recursos, deixou passar para não destruir os pneus. Logo em seguida, Hamilton errou na curva antes da reta e foi alvo fácil para o holandês, que assumiu a liderança e sumiu.

Alonso, então, foi o destaque da corrida, mostrando como usar a asa móvel do piloto de trás para manter uma Red Bull enquadrada. Sainz foi inteligente também e por muitas voltas aceitou a tática, deixando Sérgio Perez sem alternativa.

A três voltas do fim, contudo, subiu o sangue nos olhos do ferrarista, que se atirou com tudo por fora, ao lado de Alonso. O bicampeão contornou lado a lado por várias curvas e tentou dar o troco, freando e mandando por dentro. Sainz não aceitou e os dois se tocaram. A Aston Martin ficou danificada e Alonso teve que abandonar. Perez aproveitou o enrosco para tomar o terceiro lugar.

Sem pneus, Sainz foi alvo fácil de Charles Leclerc, que também passou para quarto. Veio a bandeirada, com Verstappen na frente de Hamilton, seguido de Perez. Leclerc, Sainz, Norris, Piastri e Russell completaram os pontos.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895