Verstappen crava pole para o GP do Japão, mas com sombra de Perez

Verstappen crava pole para o GP do Japão, mas com sombra de Perez

Red Bull confirmou primeira fila, mas vantagem foi menor que a esperada no exigente traçado de Suzuka

Bernardo Bercht

Holandês teve que acertar tudo para evitar ameaça de Perez

publicidade

Max Verstappen cumpriu as expectativas e cravou a pole-position para o GP do Japão, onde busca a revanche após os problemas em Melbourne. Dessa vez, contudo, foi marcado de perto pelo companheiro Sérgio Perez, que garantiu a primeira fila da Red Bull. Lando Norris foi o melhor do resto, dois décimos atrás com a McLaren.

O britânico da Laranja Mecânica fez sua volta logo na primeira tentativa e contou com a ajuda de Sainz, que não conseguiu melhorar e ficou em quarto, Leclerc, que só piorou para ser oitavo e do companheiro Oscar Piastri (6º).

Alonso, que fechou a primeira tentativa em oitavo, a sete décimos de Max, buscou sabe-se lá de onde outros três décimos e anotou a quinta melhor marca. Apenas quatro milésimos pior que Sainz e estaria na segunda fila.

Dessa vez, Lewis Hamilton foi claramente o piloto mais rápido da Mercedes, mas apesar de tentar muito e fazer um terceiro tempo no Q2; a volta do Q3 não veio. Será o sétimo no grid. George Russell sacudiu para tudo que é lado rumo ao nono posto, com Yuki Tsunoda, fazendo as vezes de herói local num belo décimo lugar.

O começo da batalha do Q3 dava indícios de que Max ia sobrar para lá de meio segundo, mas os rivais acertaram suas linhas e se aproximaram. O desapontamento acabou sendo Charles Leclerc, que segue abaixo do companheiro Carlos Sainz, até mesmo na sua especialidade, a volta lançada.

No Q1, a briga foi muito intensa para evitar a degola, quem não encaixou na primeira tentativa, logo ficou na berlinda. Coube a Lance Stroll a ignomia de ser cortado como 16º, num carro que tinha muito mais potencial. Tomando sete décimos de segundo para Alonso, vai larga 11 posições atrás do companheiro de Aston Martin.

E caiu tomando tempo da Williams de Alex Albon, da Haas de Nico Hulkenberg, da Alpine em câmera lenta de Esteban Ocon e de uma bela volta de Valtteri Bottas, que chegou a saltar para oitavo no Q1, a bordo da Alfa Romeo. Atrás do lento canadense, Pierre Gasly na outra Alpine, Kevin Magnussen de Haas, o fraco Logan Sargeant de Williams remendada e o perdido no acerto Zhou Guanyu.

No Q2, a grande batalha foi pela única vaga livre do Q3, o P10. As duas RB Junior foram as protagonistas. Daniel Ricciardo cruzou com o décimo tempo, num fim de semana muito melhorado em relação ao resto da temporada. Tsunoda tirou 55 milésimos no último setor para bater a carteira do australiano e ser o 10º. Ainda assim, belo esforço do colega para partir em 11º.

Hulkenberg tentou sua mágica, mas ficou mesmo em 12º, seguido de outro leão de treino, Bottas em 13º. Albon errou na entrada da reta oposta e ficou em 14º com a Williams, enquanto Ocon estava feliz só de participar da festa rumo ao 15º.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895