Espro inicia cursos gratuitos de capacitação profissional para 5 mil jovens em 2024

Espro inicia cursos gratuitos de capacitação profissional para 5 mil jovens em 2024

Projeto terá turmas em diferentes formatos e em diversos municípios do Brasil

Correio do Povo

Cursos serão ministrados em modalidade presencial, por tablet e por aplicativo de mensagens

publicidade

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada na inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, inicia em fevereiro as turmas de 2024 do seu Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT). A iniciativa oferece cursos gratuitos de capacitação para jovens de 14 a 22 anos de idade em busca do primeiro emprego, mas que ainda não se sentem seguros ou preparados para este momento.

A entidade atenderá 5 mil jovens até o final do ano em todo o país. Inscrições já podem ser feitas por meio do site. A iniciativa é oferecida em três formatos: FMT Presencial, ofertado nas diversas unidades do Espro em todo o país; FMT Online com Tablet, em que é enviado para a casa do jovem um tablet com chip de dados para uso durante o curso; e FMT Online por Aplicativo, realizado por meio de app de mensagens instantâneas, buscando o atendimento a jovens onde o Espro não possui unidade física.

As aulas presenciais começam a partir de fevereiro em municípios como Porto Alegre, São Paulo, Recife, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, entre outros no território nacional. As turmas para o FMT Online por Aplicativo começam no mesmo mês. Já os FMTs Online com Tablet, desenvolvidos durante a pandemia e mantidos graças aos bons resultados obtidos, têm início em março.

Os cursos de FMT abrangem conteúdos como Rotinas Organizacionais, Gestão de Tempo, Comunicação e Relacionamento, Planejamento Financeiro, Criatividade e Entrevista Simulada. O projeto inclui material didático, certificado de conclusão de curso e plataforma para candidatura a vagas ofertadas por empresas parceiras da Instituição. Além disso, são oferecidos acompanhamento social e oficinas de geração de renda para familiares e comunidade do entorno. A modalidade presencial também oferece auxílio-transporte e auxílio-alimentação.

“Recente levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego realizado em 2023 identificou que 5,2 milhões de jovens brasileiros de 14 a 24 anos estão sem acesso ao trabalho. São 55% da população nessa faixa etária. Em contraste, nossos indicadores mostram que, do total de adolescentes e jovens que atendemos no Programa de Aprendizagem, 80% seguem empregados um ano após o terem concluído”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895