Espro realiza em Porto Alegre curso profissionalizante gratuito para refugiados e migrantes

Espro realiza em Porto Alegre curso profissionalizante gratuito para refugiados e migrantes

Nova edição de projeto iniciado em 2022 começa em 15 de abril para apoiar público com alto índice de desemprego no Brasil

Correio do Povo

Entidade atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem

publicidade

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica especializada na inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, volta a promover em Porto Alegre uma turma do seu projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) exclusiva para refugiados e/ou migrantes de 14 a 22 anos de idade. O curso gratuito, voltado à capacitação profissional, terá início em 15 de abril e vai até 20 de junho, com sessões ministradas no período da manhã, de segunda a sexta-feira.

A iniciativa integra os compromissos do Espro enquanto membro do Fórum Empresas com Refugiados, em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Parceiro do Espro na ação, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) realiza a indicação de jovens para o curso, além de oficinas. Os participantes terão acesso a auxílio-transporte, lanche, uniforme e kit escolar.

Assim como nas turmas anteriores, os conteúdos serão ministrados em português, com material didático em espanhol para apoiar na aprendizagem dos jovens. Além dos materiais didáticos sobre competências e habilidades para o mundo do trabalho, os participantes terão imersões em aspectos culturais, sociais e históricos do Brasil.

“Ser um jovem refugiado ou migrante no Brasil potencializa os desafios de empregabilidade, como reconhecimento das qualificações, preconceito, discriminação e idioma”, observa Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Uma pesquisa realizada em 2023 numa parceria entre a Colettivo, a Belgo Arames e a ACNUR identificou um índice de 56% de desempregados entre refugiados no Brasil. É fundamental que apoiemos a inclusão digna dessas pessoas no país, estimulando sua capacitação e sua integração social”, conclui.

Na etapa de conclusão dos treinamentos, os jovens participantes serão incentivados a inscrever seus currículos no banco de talentos do Espro, para que possam buscar oportunidades de primeiro emprego como jovens aprendizes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895