Medo de falar em público pode atrapalhar carreira

Medo de falar em público pode atrapalhar carreira

Especialista afirma que técnicas ajudam profissionais na hora expressar ideias

Correio do Povo

Dificuldade de falar em público

publicidade

Falar em público é um desafio para muitos profissionais. Para o professor Rodrigo Moreira, fonoaudiólogo especialista em oratória, a dificuldade tem relação com a autoimagem, a reputação ou os planos que podem estar em risco ao ser o centro das atenções. “Essa realidade psicológica faz o corpo liberar neurotransmissores do estresse, que são a adrenalina e o cortisol, preparando o corpo para fugir, lutar ou congelar”, explica. Ele observa que existem métodos para uma boa expressão.

“É possível auxiliar uma pessoa a praticar o ‘falar em público’ através de dinâmicas filmadas e analisadas pelo professor. Dessa forma o aluno conseguirá identificar e eliminar suas dificuldades de oratória e fortalecer com consciência seus pontos fortes, realizando apresentações cada vez mais eficazes.” Segundo ele, falar melhor depende de treino e de técnica.

Um estudo da UFMG mostrou alta prevalência de sintomas somáticos do medo de falar em público em universitários (59,7%). Os mais frequentes foram a respiração ofegante (95,6%) e taquicardia (64,7%). A maioria dos universitários se autoavaliaram negativamente sobre o tema.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895