Mulheres em carreiras de exatas

Mulheres em carreiras de exatas

Profissionais têm se tornado exemplo para meninas que desejam seguir esse caminho

Correio do Povo

Muitas meninas procuram referência femininas nessa área

publicidade

A carreira nas ciências exatas costuma ser uma escolha pouco óbvia para mulheres. Porém, algumas profissionais têm se tornado referência para meninas que desejam seguir esse caminho. Física-teórica e professora da Ufrgs, Marcia Cristina Bernardes Barbosa é um dos exemplos.

Ela explica os motivos para a pouca presença feminina na área. “É exigida uma dedicação quase sacerdotal, incompatível com a dinâmica de uma sociedade machista que coloca a responsabilidade da casa, dos velhos e da família em cima das mulheres.” Além disso, nos cargos de lideranças, há menos representantes ainda. “Qualquer área do conhecimento se torna mais eficiente se tiver mais diversidade”, analisa e completa:

“Quando uma mulher chega a alguma posição de poder, ela não está sozinha. São milhares de mulheres que ajudam a limpar os cacos quando ela quebra o telhado de vidro”, observou a professora.

Para a professora, a carreira é formada por ingredientes que vão além do talento e do trabalho. “É necessário ser capaz de se divertir com o processo da descoberta”, diz Marcia Cristina Bernardes Barbosa, que é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895