Saiba o que atrapalha a produtividade no trabalho

Saiba o que atrapalha a produtividade no trabalho

Procrastinação, falta de clareza e objetividade estão entre os fatores que comprometem o processo

Correio do Povo

publicidade

A produtividade no ambiente de trabalho pode ser comprometida por diversos fatores. Conforme a gestora de Marketing da Walking the Talk Latam, Livia Pauliukonis, existem alguns “destruidores” do desempenho eficiente. “Identificar e combater esses obstáculos é essencial para garantir que a equipe alcance todo seu potencial”, diz.

Dentre eles estão a procrastinação. Quando o trabalhador começa a adiar as tarefas, isso pode resultar em atrasos e baixa qualidade. A falta de clareza também atrapalha os processos, pois sem objetividade, funcionários podem se sentir perdidos ou desmotivados.

Processos complicados ou desatualizados tendem a dificultar a realização de tarefas. Além disso, é preciso estar atento ao excesso de atividades, que podem levar à exaustão e à queda de qualidade. Falta de treinamento é outro ponto, pois contribui com erros. Conflitos pessoais também estão na lista, afetando toda a equipe.

Estratégias para lidar com os “destruidores” de desempenho

Todos os fatores podem ser minimizados. A gestora Livia Pauliukonis indica algumas estratégias para lidar com a rotina da melhor forma possível. “Se você identificou a presença de alguns desses fatores na sua empresa, talvez o problema esteja na sua cultura organizacional”, explica.

Os líderes podem incentivar a comunicação clara e aberta, realizar reuniões breves e objetivas e estabelecer um ambiente de trabalho livre de distrações, implementando políticas que favoreçam a concentração e o foco, sugere. Engajar os funcionários por meio de reconhecimento, feedback construtivo e oportunidades de crescimento são formas de motivação. Identificar e eliminar desperdícios nos processos, promovendo a eficiência e a simplificação de tarefas diárias também ajudam no dia a dia organizacional.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895