Sebrae-RS abre inscrições para o processo seletivo Agente Local de Inovação

Sebrae-RS abre inscrições para o processo seletivo Agente Local de Inovação

São diversas vagas em todas as regiões do Rio Grande do Sul

Correio do Povo

publicidade

O Sebrae-RS e a Fapetec (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura) estão abrindo hoje as inscrições para o processo seletivo de bolsistas para o ALI – Agente Local de Inovação. O processo de inscrição vai até o dia 06/05, às 18hs, e deverá ser feito online, por meio do portal da FAPETEC, sem taxa de inscrição.

Ao todo estão sendo disponibilizadas duas vagas para Orientadores, contratação imediata, com bolsa no valor de R$ 6.500,00 e 15 vagas para os Agentes, contratação imediata, com o valor de bolsa de R$ 5 mil, além de mais de 100 vagas para cadastro reserva.

A atuação do bolsista Produtividade consiste na aplicação de ferramentas ágeis que trabalham a aplicação de diagnóstico, levantamento e priorização de problemas, identificação, testagem e validação de solução, planejamento e monitoramento da implantação da solução e mensurações inicial e final. Esta dinâmica acontece em ciclos de até 6 meses, com visitas presenciais às empresas para realização de encontros coletivos e individuais.

A base da pesquisa é composta por, no mínimo, 22 e, no máximo, 25 empresas (microempresas e empresa de pequeno porte) por ciclo. No projeto deste edital ocorrerão cinco ciclos de 6 meses. Ao final o bolsista terá acompanhado até 125 empresas que comporão sua base de dados para identificação dos resultados obtidos a partir da implantação da inovação, que deverão ser registrados em produtos técnicos e bibliográficos (artigo, estudo de caso, diagrama Canvas, relatório técnico de pesquisa; dentre outros).

Já a atuação do bolsista de Educação Empreendedora consiste na aplicação de ferramentas ágeis que trabalham a aplicação de diagnóstico, levantamento e priorização de problemas, identificação, planejamento e monitoramento da implantação da solução e mensurações inicial e final. Esta dinâmica acontece em ciclos de até 12 meses, com visitas presenciais às instituições de ensino da educação básica para realização de 14 encontros individuais.

A base da pesquisa é composta por no mínimo 12 e no máximo 15 instituições de ensino da educação básica por ciclo. No projeto deste Edital ocorrerão até dois ciclos de 12 meses. Ao final o bolsista terá acompanhado até 30 instituições de ensino da educação básica, que comporão sua base de dados para identificação dos resultados obtidos a partir da implantação da inovação, que deverão ser registrados em produtos técnicos e bibliográficos (artigo, estudo de caso, diagrama canvas, relatório técnico de pesquisa; dentre outros).

Processo diferenciado
Algumas mudanças nas exigências para o ALI, em comparações há anos anteriores, foram realizadas. Por exemplo, para as vagas de Agentes de Produtividade o que se pede é formação universitária completa (graduação) em qualquer área de conhecimento, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.

Também é exigida experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, seis meses em inovação: projetos de inovação; ambientes de inovação; ecossistemas de inovação; inovação no ambiente empresarial; inovação em ambientes digitais; transformação digital; métodos ágeis.

Já para Agentes de Educação Empreendedora, pede-se formação universitária completa (graduação) em Gestão e Empreendedorismo, Administração, Administração Pública, Engenharias, Pedagogia, Licenciaturas, Comunicação Social ou Comunicação e Marketing, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.

E ter experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 6 meses em atividades relacionadas à atuação na educação, gestão pedagógica, tecnologias da educação e inovação no campo educacional. Além de ter disponibilidade para realizar visitas técnicas às instituições de ensino para aplicação da metodologia.

Já no caso dos Orientadores a exigência é de pós-graduação completa (stricto sensu – mestrado e/ou doutorado) em qualquer área de conhecimento, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. Devem ter experiência como profissional de nível superior de, no mínimo, 12 (doze) meses, em atividades práticas relacionadas a Gestão da Inovação e ter experiência em atividades de orientação técnica/ acadêmica.

O processo seletivo para os candidatos às vagas de Agente passará por três etapas: 1ª prova objetiva, 2ª análise curricular e documental e 3ª avaliação de habilidades e perfil com um pitch (apresentação breve e objetiva) de três minutos. Já os candidatos a Orientadores terão de passar por duas etapas, a primeira é de análise curricular e documental e a segunda uma entrevista individual por competências.

O candidato pode acessar mais informações no Comunicado 01 e Anexos que estão disponíveis na página da Fapetec no site. Além disso, em caso de dúvidas é possível acessar o Fale Conosco no próprio site da entidade ou pelo email: contato@selecaofapetec܂org܂br.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895