PT: reunião antes de anúncio da posição sobre projeto do ICMS promete

PT: reunião antes de anúncio da posição sobre projeto do ICMS promete

Bancada petista se reúne nesta terça-feira, às 8h; pauta divide opiniões

Taline Oppitz

Reunião ocorre às 8h desta terça-feira

publicidade

A bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a maior da oposição, com 11 deputados, se reúne nesta terça-feira, às 8h, para decidir a posição que adotará em relação ao projeto do governo, que tem como ponto principal a majoração da modal do ICMS de 17% para 19%. O texto, protocolado em regime de urgência, tranca a pauta no plenário dia 14 de maio. Após a reunião, às 10h, será feito anúncio sobre a posição.

Veja Também

O encontro promete ser quente, pois a pauta divide opiniões. Publicamente, todos são contra o aumento de impostos, mas, internamente, alguns citam a responsabilidade com a situação financeira do Estado. A tendência, no entanto, é a de que a bancada anuncie o voto contra a proposta. Um dos pontos que pesa no contexto são as eleições municipais. O PT tenta voltar ao comando da prefeitura de Porto Alegre e tem Sebastião Melo (MDB) como principal adversário. Melo vem reduzindo impostos para ampliar a arrecadação.

O anúncio do PT, confirmada a posição contra, visa dar fim às especulações de que a bancada poderia votar a favor da proposta caso o Piratini firmasse compromisso de garantir reajuste ao funcionalismo. A avaliação que circula entre deputados da base é a de que eventual mudança de voto do PT, que está sendo pressionado por sindicatos, poderia representar vitória do Piratini.

Em 2020, o PT votou a favor do projeto de manutenção da majoração das alíquotas do ICMS, diante do compromisso de compra de vacinas contra a Covid. O movimento do PT ocorre no dia em que o governador Eduardo Leite (PSDB) retorna da missão à Europa.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895