Grêmio e Inter adotam cautela antes de tomar qualquer atitude

Grêmio e Inter adotam cautela antes de tomar qualquer atitude

A não paralisação do Brasileiro não surpreende, gera desgosto, mas não afoitamento

João Paulo Fontoura

Arena do Grêmio e região abaixo dágua

publicidade

Sem qualquer atividade há quase uma semana, Grêmio e Inter estudam o que fazer diante da tragédia no Rio Grande do Sul. Querendo ou não, eles ficam pressionados com a postura adotada pela CBF ao adiar somente os jogos dos gaúchos no Brasileiro e Copa do Brasil. Cenário idêntico ao das competições continentais. O fato é que mais cedo ou mais tarde o calendário reconhecidamente apertado ficará quase inexequível.

Ao olhar para o restante do ano é ainda viável enxergar saídas. Por ora, os dirigentes têm procurado se manifestar o mínimo possível. No entanto, a pressão corriqueira em clubes grandes aumenta em cenários em que atitudes enérgicas são exigidas por parte da opinião pública. Acionar o STJD, por exemplo, é possível, mas não irá acontecer.

"Sim, os clubes podem acionar a justiça desportiva. O caminho não é fácil, existe o princípio do pro competitione (estabilidade das competições), que é muito importante no esporte e será analisado. Mas o princípio da isonomia também é muito importante. Vai depender da leitura que o intérprete fará nesse caso concreto", explica Andrei Kampff, jornalista e advogado especialista em direito esportivo.

Sem contar o final do mês de maio quando a dupla Gre-Nal seguirá sem jogar, 2024 ainda resguarda outras quatro datas-Fifa no segundo semestre. São quase 20 dias no total em que as competições ficam paradas. Nesse período seria possível reagendar os jogos do Campeonato Brasileiro até o momento adiados. O mesmo não vale para as competições eliminatórias.

Enquanto a hipótese de levar o grupo de jogadores para fora do Rio Grande do Sul é estudado, ninguém quer trocar os pés pelas mãos. "É momento de ajudar, socorrer, ajudar quem precisa e dai sim, depois, pensar em como enfrentar o nosso calendário", disse o presidente gremista Alberto Guerra em entevista à ESPN.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895