Olímpico é o único endereço do Grêmio em funcionamento
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Olímpico é o único endereço do Grêmio em funcionamento

Enquanto Arena, Centros de Treinamento e até a ilha do clube sofrem as consequências das enchentes, Velho Casarão centraliza a entrega de donativos

João Paulo Fontoura

CT Hélio Dourado do Gremio em Eldorado do Sul

publicidade

"Não tem mais ninguém lá", diz uma pessoa de longo tempo de serviços prestados ao clube. O "lá" é a sede da ilha do Grêmio situada na Ilha Grande dos Marinheiros, logo após a Ponte do Guaíba, na saída de Porto Alegre. O resultado das enchentes, porém, permite dizer que o "lá" se estende também à Arena, ao Instituto Geração Tricolor, ao CT Luiz Carvalho e ao CT do Cristal, todos na Capital, e ao CT Hélio Dourado, ao em Eldorado do Sul. Em todos os endereços do Grêmio, restaram apenas os seguranças trabalhando. Menos em um, o Olímpico Monumental. É no bairro da Azenha em que são recolhidos donativos para os atingidos pelas chuvas.

Foi do Velho Casarão que partiu no final de semana o helicóptero alugado pelo clube para levar mantimentos para o grupo de atletas da base até então isolado pelas águas dentro CT Hélio Dourado. Todos os jogadores e staff já foram resgatados. No local só ficaram os seguranças. Situação idêntica à que acontece na Arena, no CT Luiz Carvalho, na zona norte e no CT do Cristal, na zona sul. Na ilha, por razões óbvias, após o resgate do caseiro, só quem ficou foi a água.
Os relatos desta quinta-feira são cautelosos e ao mesmo tempo esperançosos. Nas últimas 24 horas a lâmina de água tinha baixado cerca de um metro tanto na região das escolinhas quanto na dos profissionais. A previsão de chuva para os próximos dias explica a precaução.

Quem conhece para onde o futebol do Grêmio se mudou em 2015 sabe que se trata de uma área exposta e sujeita ao comportamento do Guaíba. Ao se despedir depois do último treino exatamente sete dias atrás, um funcionário anteviu problemas: "Acho que não vamos nos ver tão cedo".

Quem não conhece de onde vem o Grêmio sugeriu o cessar das doações logo no início da campanha alegando pedido da Defesa Civil temendo insegurança. Menos mal que o anticlímax foi ignorado. Desde então, é o Olímpico Monumental um dos pontos em que as pessoas têm procurado como destino da solidariedade ao povo gaúcho. De lá saíram, nas últimas horas, uma carreta de colchões e duas com água potável. Os seguranças do Velho Casarão têm companhia como desde 2015 não tinham.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895