A elite do Carnaval de Paso de los Libres, vizinha a Uruguaiana, desfila neste sábado

A elite do Carnaval de Paso de los Libres, vizinha a Uruguaiana, desfila neste sábado

São esperados 12 mil espectadotes correntinos e brasileiros no Sambódromo de Paso de los Libres

Fred Marcovici

O sábado reúne as quatro agremiações da elite do carnaval de Paso de los Libres (AR) - vizinha a Uruguaiana

publicidade

Atravessando a Ponte Internacional, neste sábado, a partir das 22h, no Sambódromo Carlos Adán “Muñeca” da Costa, desfilam as quatro principais escolas de samba (comparsas) de Paso de los Libres, cidade vizinha a Uruguaiana e considerada o berço do samba na Argentina.

Há registros da existência da festa popular desde 1879.

Pela ordem passarão – a vermelho e branco, atual tetracampeã do carnaval, Carumbé com o enredo “Los Hijos de la Noche” (Os filhos da noite) composto pelo uruguaianense Gláucio Guterres em parceria com a dupla carioca - André Diniz e Mirandinha Sambista.

A presença brasileirinha no samba “hermano” reforça as relações entre as entidades das duas cidades e dos dois países.

Na sequência, será a vez da Linda Flor, defendendo o tema “Pasión por el Fútbol Argentino” (Paixão pelo futebol argentino), a verde e branco, Zum-Zum com os “Hechiceros de Sueños” (Feiticeiros de sonhos) será a terceira na passarela, e fechando as apresentações da noite, a tricolor Tradición e o samba “Fanáticos - Cuando la Pasión Supera a la Razón” (Fanáticos - quando a paixão supera a razão).

Dezenas de uruguaianenses participam das agremiações librenhas, principalmente, como ritmistas, além de passistas, coreógrafos e destaques.

Nas arquibancadas, com capacidade para 12 mil pessoas, enquanto o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana não chega, acontecendo apenas a partir de 29 de fevereiro, centenas de brasileiros da região, a maioria da vizinhança, acompanham as exibições librenhas.

As quatro agremiações ainda se apresentarão, novamente, dias 16 e 17 de fevereiro próximo.

Os ingressos tem valores variados a partir de P$ 1,2 mil (mil e duzentos pesos) o equivalente a R$ 5,00.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895