A hipotermia e a hipoglicemia são adversárias dos voluntários

A hipotermia e a hipoglicemia são adversárias dos voluntários

A pouca alimentação e os longos períodos na água e no frio causam as disfunções

Paula Maia

Cinco atendimentos simultâneos foram realizados na estrutura instalada na base de resgate da Usina do Gasômetro

publicidade

A hipotermia e a hipoglicemia são as adversárias de quem está atuando à frente do resgate de animais e pessoas. Somente nesta sexta-feira cinco atendimentos simultâneos foram realizados na área vermelha instalada da base de resgate e acolhimento situada na Usina do Gasômetro, no Centro Histórico de Porto Alegre.

De acordo com a médica voluntária Luiza Guimarães de Magdalena, a rotina de refeições antecipadas seguida por longos períodos na água, chuva e frio são os fatores que provocam essas disfunções.

“Em geral, a hipoglicemia e a hipotermia a gente consegue estabilizar aqui, sem precisar encaminhar para algum hospital”, contou Luiza.

De acordo com a médica, o fluxo contínuo de pacientes exige uma resposta ágil e coordenada. E a infraestrutura do local está em constante evolução para acompanhar as demandas.

Aos poucos o local destinado para os médicos voluntários foi aumentando. Além da “sala vermelha”, para o atendimentos dos casos graves, tem uma tenda para os atendimentos de casos de menor complexidade e ambulância.

Com informações de Jonathas Costa



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895