Aberta a temporada 2024 do Programa Vida em Movimento de Uruguaiana

Aberta a temporada 2024 do Programa Vida em Movimento de Uruguaiana

A proposta reúne esporte, saúde e convivência

Fred Marcovici

Aula de ginástica do Programa Vida em Movimento no Parque Dom Pedro II de Uruguaiana

publicidade

O Vida em Movimento, no primeiro momento denominado DANT’s - Projeto de Atenção às Doenças e Agravos Não Transmissíveis, tem como objetivo combater as doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, entre outras similares.

Nesta semana, o programa iniciou o “Verão em Movimento 24”, que durante a estação vai acontecer no Parque Dom Pedro II – Parcão da avenida Presidente Vargas.

O projeto piloto foi implantado, inicialmente, em três unidades básicas de saúde, UBS – 5 no bairro Tarragó, UBS 14 – no bairro Tabajara Brites e UBS – 4 na Cohab I, de forma experimental, com o suporte de dois profissionais de Educação Física voluntários.

Hoje, com a evolução, o Programa Vida em Movimento contempla toda a cidade e inicia as atividades físicas da temporada 2024, no Parcão.

Por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, serão disponibilizadas turmas de ginástica funcional ao ar livre.

As aulas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, sempre às 20h. Os interessados devem comparecer na quadra de Society do Parque Dom Pedro II com a cópia do cartão do SUS.

Atualmente, o programa conta com 19 profissionais de Educação Física, em que cada um desenvolve 30 atividades coletivas por mês.

São grupos de caminhada orientada, ginástica geral e grupos de emagrecimento, tendo a liberdade de ofertar atividades de acordo com o perfil da clientela atendida.

Além disso, o programa atua nas escolas, abordando temas diversos como saúde mental, doenças crônicas, promoção de cultura e paz, direitos humanos, hábitos de higiene e prevenção ao uso de substâncias psicoativas.

No momento, o programa abraça ao menos 700 alunos, divididos entre várias unidades de saúde.

Para participar, o interessado deve comparecer a sua Estratégia de Saúde da Família (ESF) e se informar sobre as inscrições.

O coordenador do Programa, Alex Carvalho, salienta que o trabalho realizado pelos profissionais envolve esporte, sociabilidade e saúde, além de destacar a importância da participação comunitária.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895