Após avanço rápido Lagoa dos Patos registra recuo em Rio Grande e Pelotas

Após avanço rápido Lagoa dos Patos registra recuo em Rio Grande e Pelotas

Mesmo assim ruas seguem a alagadas e as pessoas em alerta

Angélica Silveira

Pela manhã a água chegou perto da entrada da Santa Casa de Rio Grande

publicidade

O clima é de apreensão na zona sul do Rio Grande do Sul devido a situação da Lagoa dos Patos que recebe as águas que vem de 27 rios do Estado. Em Rio Grande, última cidade antes da vazão para o Oceano, a água subiu muito no final da noite de ontem, mas no início da manhã, com o vento em direção leste, ela recuou um pouco. Às 9h está em 2,22m (1,42 acima do nível), mas 15 centímetros a menos que às 7h. Várias pessoas tiveram que deixar suas casas na noite de ontem e o número de desabrigados passou para subiu para 292. Na tarde de ontem o número era de 114. Na Santa Casa da cidade, a água chegou próximo a canela, mas ainda não entrou no prédio. De qualquer forma, os atendimentos de emergência do Hospital Geral estão sendo realizados no Hospital de Cardiologia. Consultas, exames e cirurgias eletivas estão suspensas.

O bloqueio de ruas estará sujeito a variação dos níveis da Lagoa dos Patos e sua influência sobre as vias urbanas. Atualmente estão bloqueadas as ruas Major Carlos Pinto em direção à Perimetral. A Caramuru, a Visconde do Rio Grande, a Vasco Viera da Fonseca, a Osório com Pinto Lima, a Visconde de Paranaguá (até o Guanabara) e a Francisco Campelo.

Na noite de ontem, o abrigo que estava no Ginásio Lemos Júnior precisou ser deslocado para o antigo BiG. Além dele, estão funcionando os abrigos no Esporte Clube Camponês, no ginásio Wanda Rocha, na EMEI Vila da Quinta, na Escola João de Oliveira Martins, no Abrigo Fábrica de Cordas (Direcionado exclusivamente a pessoas ou famílias atípicas).

A Prefeitura de Pelotas divulgou as medições mais recentes da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo. Às 7h, a Lagoa estava em 2,20 metros (durante a madrugada chegou a 2,24m). Por volta das 9h, a Prefeitura teve dificuldade em realizar a medição. O Canal está em 2,70 metros (em sua cota máxima até agora. A Prefeitura está desde ontem solicitando que pessoas principalmente das regiões dos Balneários Valverde e Santo Antônio deixassem suas casas. A lâmina de água chegou até a várias ruas da praia. O número de desabrigados chega a 560. Mais um abrigo, o sexto, foi aberto durante a noite, na escola CAVG. A Prefeitura tem uma liminar que pode retirar de forma coercitiva pessoas de locais de risco, com o apoio da Brigada Militar. O Ministério Público impetrou a liminar para a Prefeitura e fizeram a execução na Rua Nova Prata no Laranjal. Segundo a Brigada Militar, após acordo as pessoas saíram de casa. Na manhã de hoje há alagamentos na praia do Laranjal, na Colônia Z3, no Pontal da Barra e no Corredor das Traíras.

Em São Lourenço do Sul, o nível da Lagoa dos Patos está em 2,57m. Um centímetro a menos que a medição realizada às 7h. A cidade está com 133 pessoas desabrigadas. Ainda há vagas nos abrigos da Comunidade Medianeira e no salão Três de Maio. A praia da Barrinha é um dos locais mais alagados pela cheia. Em São José do Norte 118 pessoas estão fora de casa. A travessia de lancha até Rio Grande segue suspensa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895