Após desligamento de bombas, pesquisadores da Ufrgs divulgam novo mapa de enchente

Após desligamento de bombas, pesquisadores da Ufrgs divulgam novo mapa de enchente

Anúncio do desligamento foi feito pelo prefeito Sebastião Melo na tarde desta segunda-feira

Guilherme Sperafico

Alagamento avança pelas ruas da Capital

publicidade

Um novo mapa de inundação foi divulgado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) na tarde desta segunda-feira, após anúncio feito pelo prefeito Sebastião Melo, do desligamento de energia elétrica em uma casa de bombas localizada nas proximidades da Rótula das Cuias. Conforme os pesquisadores, a medida afetará, principalmente, os bairros Praia de Belas, Cidade Baixa e Menino Deus.

Todas as áreas marcadas pelo mapa seguem com risco altíssimo de inudação, caso ainda não tenham sido inundadas. O link divulgado consiste em um mapa interativo que apresenta a estimativa da inundação do evento em curso em Porto Alegre. Também apresenta camadas importantes para ajudar a população, como os abrigos provisórios, escolas, unidades de saúde (incluindo Hospitais), unidades de assistência social, infraestrutura do Dmae e comportas.

Para o mapeamento das areas potencialmente inundadas, foi considerada a ausencia de estruturas de proteção, como muro, diques e casas de bombas, entre outros. A edilção do mapa foi realizada pelo engenhero ambiental Iporã Possantti.

Segundo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a bomba que parou de funcionar é a de número 16 e foi uma solicitação da CEEE Equatorial. A prefeitura orienta que a população da região busque abrigo seguro em casas de familiares ou nos abrigos disponibilizados pela prefeitura.

“Por uma questão de segurança, a CEEE realizou o desligamento dessa bomba. Quero recomendar aos moradores da Cidade Baixa, Praia de Belas e do Menino Deus que saiam dessas regiões e não fiquem no andar térreo. Estamos tomando todas as providências possíveis para diminuir esse alagamento na região”, afirmou Melo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895