Avanço da Enchente em Porto Alegre resulta na retirada de medicamentos da Farmácia do Estado

Avanço da Enchente em Porto Alegre resulta na retirada de medicamentos da Farmácia do Estado

SES informou que os medicamentos que exigem cuidados maiores já foram removidos da Farmácia de Medicamentos Especiais e os restantes retirados do local na sequência

Guilherme Sperafico

publicidade

A previsão de alagamento da CELME (Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado), localizada na Avenida Azenha, em Porto Alegre, desencadeou uma operação de emergência para recolher os medicamentos termolábeis. Estes medicamentos, sensíveis à temperatura, foram removidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em resposta ao avanço das águas da enchente do Guaíba.

Segundo informações da SES, os medicamentos termolábeis, que incluem produtos caros e refrigerados, foram priorizados para remoção, seguidos dos demais medicamentos. A medida visa preservar a integridade dos estoques medicamentosos diante da iminência do alagamento da farmácia estadual. A SES não forneceu detalhes sobre possíveis perdas ou o destino final dos medicamentos retirados.

O avanço das águas para o local ocorreu na tarde de hoke, logo após anúncio do prefeito Sebastião Melo, que informou o desligamento de energia elétrica em uma casa de bombas próxima à Rótula das Cuias. Essa medida afeta principalmente os bairros Praia de Belas, Cidade Baixa e Menino Deus. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a bomba desligada, a número 16, foi uma solicitação da CEEE Equatorial.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895