Bairro Moinhos de Vento recebe primeira praça sustentável de Porto Alegre

Bairro Moinhos de Vento recebe primeira praça sustentável de Porto Alegre

Praça Maurício Cardoso recebeu equipamentos de destinação de resíduos em parceria da Unimed Porto Alegre, Prefeitura, associação local e Trashin

Felipe Faleiro

publicidade

A Doutor Maurício Cardoso, no bairro Moinhos de Vento, se tornou nesta segunda-feira a primeira praça sustentável de Porto Alegre, com conceito de cuidado com o meio ambiente e separação correta dos resíduos. A cerimônia de oficialização da parceria entre a Prefeitura, a Unimed Porto Alegre, que administra o projeto no local, por meio do Instituto Unimed Porto Alegre, a empresa Trashin, que desenvolve os aspectos técnicos, e a Associação de Amigos da Praça Maurício Cardoso, ocorreu na manhã de hoje na própria praça.

Estiveram presentes o prefeito Sebastião Melo, o vice Ricardo Gomes, a vereadora Mônica Leal e representantes dos locais envolvidos. “Estamos aqui promovendo uma praça sustentável, com reciclagem de lixo e recipientes para bitucas de cigarro. Além do impacto ambiental, esta praça também trará emprego e renda para os recicladores de lixo. Tivemos o apoio muito forte da Associação de Amigos, que acreditou neste primeiro projeto, e não queremos parar por aqui, mas estamos dispostos a continuar esta iniciativa em praças da periferia da Capital”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Marcio Pizzato.

Além das duas bituqueiras, foi instalado no local um contêiner de mil litros para armazenar os resíduos corretamente antes de serem coletados e destinados às estações de reciclagem. Dois coletores de resíduos, que têm um jardim autoirrigável no topo de cada um, contam ainda com um QR Code que direciona para um dashboard interativo sobre o projeto, que estará disponível ao público neste site. Sinalizações sobre a forma correta de destinação do lixo também foram instalados.

“O cidadão quer uma cidade mais sustentável, porém depende das pessoas fazerem sua parte. Precisamos juntos, governo e comunidade, fazer a nossa parte para cuidar dos espaços públicos, torná-los mais sustentáveis e inovadores, a exemplo do que está ocorrendo aqui”, afirmou Melo. Já a representante da associação, Alua Kopstein, disse que “quando a comunidade se envolve, a praça fica saudável”. “As ações que desenvolvemos empoderaram os moradores, o comércio e as empresas. É muito bom ver esse trabalho de cuidado”, comentou ela.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895