Bebê prematuro é transportado de helicóptero de Montenegro para Hospital na cidade de Canoas

Bebê prematuro é transportado de helicóptero de Montenegro para Hospital na cidade de Canoas

Criança nasceu na quarta-feira, após uma gestação de 37 semanas e dois dias, com problemas cardíacos e precisava urgente de uma UTI neonatal

Fernanda Bassôa

Com as rodovias interditadas, não havia como levar a criança por terra

publicidade

A Secretaria Municipal da Saúde de Montenegro conseguiu, junto ao serviço de regulação do Estado, uma aeronave para fazer o transporte de um bebé recém-nascido até o Hospital Universitário de Canoas. Como a ERS 240 e a BR 386 estão interditadas pela enchente, não havia como levar a criança por terra. Ela nasceu na quarta-feira, após uma gestação de 37 semanas e dois dias, com problemas cardíacos e precisa de uma UTI neonatal. O transporte aérea aconteceu ontem.

De acordo com a secretária Andreia Coitinho da Costa, o parto foi realizado no Hospital Montenegro. Contudo, o estado do bebê requer um atendimento especializado, que a cidade não possui. “Depois que conseguimos garantir a vaga, passamos a buscar uma aeronave equipada para este tipo de socorro”, explica.

Do Hospital Montenegro até o aeródromo, onde o helicóptero pousou, a criança foi conduzida por uma UTI móvel do SOS Unimed. “Todo o nosso trabalho, em meio a toda a destruição que estamos vendo, é focado em preservar vidas”, destaca Andreia, feliz com o desfecho da situação.

A secretária destaca o apoio da equipe do HM, tanto no atendimento à criança e à mãe quanto na mobilização por leito e transporte. “A enfermeira reguladora do Hospital Montenegro, Simone Peres Martins, esteve conosco o tempo todo nessa busca”, conclui.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895