Bloqueio na BR 116, no trevo de São Lourenço deve durar seis meses

Bloqueio na BR 116, no trevo de São Lourenço deve durar seis meses

Com isto, os moradores do bairro Boqueirão e usuários da ERS 265 devem ficar atentos aos locais de retorno na rodovia federal

Angélica Silveira

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Nesta semana começaram os trabalhos de conclusão do viaduto de acesso a São Lourenço do Sul. Com isto, pelos próximos seis meses, os motoristas devem ter a atenção ao passar por aquele trecho, pois o tráfego está bloqueado no cruzamento da ERS 265 com a BR 116, entre o bairro Boqueirão e a cidade.

Com a interrupção do trânsito na ERS 265, que cruza a BR 116, moradores do Boqueirão, de São Lourenço do Sul e os usuários da rodovia estadual devem ficar atentos aos locais de retorno da BR 116, situados nos quilômetros 463 e 469. A mudança não afeta o fluxo no sentido Porto Alegre Pelotas e vice-versa.

Foram implantados cones, placar indicativas e outros dispositivos para garantir segurança e orientar moradores e motoristas. A obra faz parte do trabalho no lote sete de duplicação da BR 116, entre Guaíba e Pelotas.

Duplicação da BR 116 entre Guaíba e Pelotas

Dos 211 quilômetros previstos para serem duplicados ( que tinha 2010 como o primeiro prazo para a conclusão) está 163,6 estão prontos e liberados para o tráfego. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Estradas e Rodagens (DNIT) foram investidos de 2012 até março deste ano 1,5 bilhão.

O trecho foi dividido em nove lotes e cada um tem um prazo previsto de conclusão diferente. O DNIT trabalha para liberar os trechos ao tráfego conforme vão sendo concluídos, garantindo mais segurança e fluidez aos usuários.

Dos 50,8 quilômetros dos lotes 1 e 2 que estão sendo executados pelo Exército, 37,4 estão concluídos e em operação. A previsão é entregar mais nove quilômetros no fim do primeiro semestre e outros três no segundo semestre. O terceiro e o quarto lotes estão totalmente duplicados e em operação.

Dos 25 quilômetros que compõe o quinto lote estão concluídos e liberados para os motoristas. A previsão do DNIT é que no segundo semestre de 2024 sejam concluídos mais cinco quilômetros (entre os quilômetros 417 e 422, que engloba as cidades de Camaquã e Cristal).

Faltam 10 dos 26,2 quilômetros do lote seis a terem sua duplicação concluída. Em outubro do ano passado, o DNIT assinou um contrato de serviços remanescentes para finalização do trecho. A expectativa é concluir a linha geral da duplicação no final deste ano, restando a continuidade da implantação das ruas laterais e o viaduto da travessia urbana de Cristal.

No lote sete faltam 300 metros do viaduto de acesso a São Lourenço do Sul e ruas laterais na Travessia Coqueiros (obras executadas pelo contrato dos serviços remanescentes assinado em janeiro do ano passado. A expectativa é que o trabalho seja concluído no segundo semestre.

Os lotes oito e nove estão entre as cidades São Lourenço do Sul e Pelotas ( do quilômetro 470,1 ao 511,76). Somados os dois lotes possuem 41,6 quilômetros, dos quais 28,8 já foram duplicados. Em setembro de 2023 foi assinado um contrato para dar continuidade aos serviços. O seguimento está com diferentes etapas de execução em toda a sua extensão. Há trechos em que estão sendo feitos terraplanagem, outros pavimentação, drenagem, remanejamento da rede de energia, instalação de defensas metálicas, enleivamento, entre outros.

Também está em execução a ponte sobre o rio Camaquã, com fundações e pilares em andamento e vigas em produção com 40% concluído. O viaduto da Pompeia ( acesso secundário a Camaquã) teve seu projeto aprovado. A expectativa do DNIT é concluir as duas obras ainda este ano.


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