Caxias do Sul abre licitação para a construção de Centro de Proteção Animal

Caxias do Sul abre licitação para a construção de Centro de Proteção Animal

Empresa vencedora terá prazo de 12 meses para concluir a obra que será contratada por meio de empréstimo junto ao Badesul

Correio do Povo

Centro irá auxiliar no recebimento de 507 animais em auxilio ao Canil Municipal que recebe até 440 animais

publicidade

A Prefeitura de Caxias do Sul recebe até o dia 10 de maio as propostas das empresas interessadas em construir o novo Centro Municipal de Proteção Animal. O processo licitatório foi aberto nesta quarta-feira (24/04) e pode ser conferido no site www.caxias.rs.gov.br.

Cumpridas todas as etapas do trâmite, a empresa declarada vencedora terá até 12 meses para concluir a obra que será paga por meio de financiamento contratado junto ao Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento-RS, além de um aporte adicional da municipalidade. O valor total da contratação é de R$ 9.047.091,44.

O edital da licitação modalidade Concorrência Nº 100/2024 apresenta todos os detalhes do projeto elaborado pela DCA Engenharia e complementado pela equipe de Projetos da SEMMA. O Centro será composto por um prédio administrativo com ambulatório e alas montadas no sistema de pré-moldados de concreto, solução que otimiza processos, reduz custos e promoverá uma construção mais sustentável, eficiente e inovadora pelo fato de poder contar com placas fotovoltaicas para a geração de energia, explica o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Daniel Caravantes.

O Centro Municipal de Proteção Animal ficará numa área de 5,3 hectares, na Rua Jayme Guilherme Muratore Filho, distante 13km do Centro, com acesso pela ERS-122, via Estrada dos Romeiros, na Zona Oeste do município. A capacidade total será para abrigar 504 pets, sendo 440 cães, 60 gatos e quatro animais de grande porte. O espaço terá canis coletivos e individuais, para cachorros idosos e bravios, para cachorras grávidas e filhotes e também gatis.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou na assinatura simbólica da abertura da licitação, na manhã desta quarta-feira, no Salão Nobre do Centro Administrativo, que trata-se de um projeto fantástico e que teve boa repercussão pela inovação apresentada. “Valeu todo o esforço, visitamos vários locais e o escolhido é o que apresenta as melhores condições, inclusive pela facilidade para tratamento dos efluentes. Apresentamos e buscamos uma solução para a causa animal, só tenho a agradecer à equipe da SEMMA por encaminhar esse projeto”, sintetizou o prefeito.

O diretor do Departamento de Proteção Animal (DPA) da SEMMA, médico veterinário Paulo Vinícius Bastiani, complementou que, após concluído, o Centro de Proteção Animal será um grande avanço para dar maior qualidade de vida aos animais que ficarem abrigados, não se tratando de um depósito, mas sim um espaço que tenha rotatividade tendo em vista as campanhas de adoção periódicas. A vice-prefeita Paula Ioris disse ainda que o governo apresenta mais um projeto de cidade que, aliado às ações de castração, visa ampliar a compreensão da sociedade sobre a responsabilidade de ter um pet.

Histórico

No dia 10 de abril de 2023 o prefeito de Caxias assinou a ordem de início do projeto executivo. Em 23 de junho o mesmo foi detalhado à comunidade e à imprensa durante atividade realizada no auditório da sede da SEMMA, junto à Maesa. No dia 1º de novembro Adiló assinou a lei que autorizava a administração a contratar junto ao Badesul o empréstimo de até R$ 8 milhões para a construção do Centro de Proteção Animal. O financiamento tem 24 meses de carência e prazo para pagamento de 120 meses (10 anos).

O atual Canil Municipal, em São Virgílio, tem cerca de 440 pets, sendo que na década passada a área chegou a comportar mais de 2 mil animais. O terreno foi usado em parte da negociação para aquisição da novo espaço a ser construído. Também acompanharam o prefeito no ato nesta segunda-feira os secretários de Governo e ex-prefeito Flavio Cassina; da Receita, Roneide Dornelles; e de Gestão e Finanças, Milton Balbinot; e o diretor de Planejamento e Gestão da SEMMA, Henrique Koch, além de servidores da pasta.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895