Centro de Autismo Dr. Danilo Rolim de Moura comemora 10 anos em Pelotas

Centro de Autismo Dr. Danilo Rolim de Moura comemora 10 anos em Pelotas

Criado em 2014, instituição atende atualmente 500 alunos em turno inverso ao ensino regular

Angélica Silveira

Centro atende crianças, jovens e adultos com autismo em turno inverso ao ensino regular

publicidade

O Centro de Autismo Dr. Danilo Rolim de Moura foi criado há exatos 10 anos em Pelotas, e para celebrar a data irá realizar na próxima semana uma série de atividades. "Quando começamos atendíamos pouco mais de 50 pessoas. Hoje temos mais de 500 alunos, entre crianças, jovens e adultos", relata Débora Jacks. Ela é diretora do local desde o seu início.

Débora lembra que o espaço é vinculado a área pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e tem como o objetivo dar suporte e apoio para a inserção de pessoas com autismo em espaços acadêmicos e na sociedade. Para conseguir atendimento, a inscrição deve ser feita no próprio local, na rua General Argolo, mas ela admite que a prioridade é para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. "Sabemos que sempre surgem novos laudos, mas dificilmente conseguiremos chamar novas redes, pois somos mantidos pela Secretaria Municipal de Educação, ou seja, todos os problemas que acontecem nas escolas também ocorrem no Centro", relata.

Os atendimentos são em turno inverso ao ensino regular, ou seja, complementam ou suplementam. O local conta com profissionais da área da saúde, mas no Centro eles trabalham para a Secretaria de Educação, ou seja, não realizam atendimento clínico. "Eles dão o suporte aos alunos no desenvolvimento em suas áreas específicas. Temos duas terapeutas ocupacionais e uma fonoaudióloga, e uma demanda grande", admite.

O local também conta com a área da psicologia que orienta as famílias, com grupos de mães e escuta ativa e os profissionais da educação que a são base na área pedagógica, todos habilitados. "Temos desde a intervenção precoce até os atendimentos voltados aos adultos", confirma.

Programação de Aniversário

A primeira década do Centro será comemorada dentro da 11ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo, que se inicia nesta segunda-feira e termina no próximo domingo, 7 de abril. "A programação visa construir uma Pelotas cada vez mais inclusiva e acessível e tem como tema "Valorize as Capacidades e Respeite os limites"".

De segunda a sexta acontece uma exposição artística dos alunos do Centro na Secretaria de Cultura. Na segunda, ás 10h ocorre uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas. A festa ( fechada aos usuários) em comemoração aos dez anos do Centro será em sua sede, na terça-feira, dia 2. Na quarta-feira, dia 3, acontece um seminário ( que já está com as vagas esgotadas), alusiva aos dez anos do Centro de Atendimento, no auditório da Universidade Católica de Pelotas. Na quinta-feira, das 8h ás 17h é a oportunidade da comunidade em geral poder realizar uma visitação guiada ao Centro. Para isto é necessário fazer agendamento pelo telefone (53) 991270601. Na sexta-feira, ás 14h30 acontece na sede da Secretaria Municipal de Educação a reunião da Associação de Amigos, Mães e Pais de Autistas e Relacionados com Enfoque Holístico (Amparho). No sábado será a vez da caminhada organizada pela Associação no Calçadão da rua Andrade Neves (esquina com a rua Voluntários da Pátria), ás 9h30min. Para encerrar as comemorações, no domingo dia 7 será publicado um vídeo relembrando os 10 anos do Centro de Atendimento nas redes sociais do Centro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895