Defesa Civil utiliza quatro embarcações para seguir resgatando famílias em áreas de risco em Sapiranga

Defesa Civil utiliza quatro embarcações para seguir resgatando famílias em áreas de risco em Sapiranga

Gravataí também contabiliza um alto acumulado de chuva e ao menos 1,2 mil desalojados em decorrência da cheia do Rio Gravataí

Fernanda Bassôa

Em uma semana o acumulado de chuva em Sapiranga foi de 399 mm

publicidade

Na cidade de Sapiranga, em uma semana, a Administração contabilizou 399 mm de precipitação de chuva. De acordo com o coordenador da defesa Civil do Município, Sírio Baum, há muitos pontos com alagamentos, transbordamento de arroios e do Rio dos Sinos, o que gerou inundação em uma série de bairros. Há danos em estradas de zonas rurais e registro de deslizamento de terras, com queda de muro.

“Houve a interdição de uma residência em colapso, feito o resgate de 22 pessoas desabrigadas para o ginásio da Escola Doutor Décio Gomes Pereira e outras 17 pessoas encaminhadas para a sede Esportiva do Cairo. Foram distribuídas lonas para 26 residências e estão sendo utilizadas quatro embarcações na localidade de Porto Palmeira para fazer a remoção e o resgate de famílias.” Outras 273 pessoas estão alojadas na casa de parentes ou familiares. Segundo Baum, as medidas e atuações estão sendo realizadas em conjunto com a Guarda de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras e Assistência Social.

Em Gravataí, com um acumulado de chuva de 400mm, o Rio Gravataí chegou a marca dos 6,13m e segue em elevação gradual, segundo informações da Defesa Civil do Município. A cidade já contabiliza mais de 1,2 mil desalojados e 155 desabrigados, acolhidos em pontos abertos pela Administração. Com espírito solidário, a Prefeitura de Gravataí recebeu e acolheu em seu território mais de 200 pessoas da cidade de Canoas. As famílias foram encaminhadas para o CTG Carreteiros da Saudade. A Prefeitura também mantém o alerta para os bairros Vila Rica, Novo Mundo, Caça e Pesca, Mato Alto e Passo das Canoas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895