Descarte irregular de lâmpadas fluorescentes é investigado em Ivoti

Descarte irregular de lâmpadas fluorescentes é investigado em Ivoti

O material foi localizado a partir de uma denúncia anônima em um terreno baldio de difícil acesso

Stephany Sander

Infrator está sujeito à multa a partir de R$ 5 mil por crime ambiental

publicidade

A Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente de Ivoti está analisando imagens das câmeras de segurança do bairro Jardim Panorâmico, a fim de descobrir os autores do descarte irregular de mais de sessenta lâmpadas fluorescentes de mercúrio. O material foi localizado a partir de uma denúncia anônima em um terreno baldio de difícil acesso, na tarde da última quinta-feira.

De acordo com o titular da pasta, Ismael Petry, a equipe está analisando as imagens de casas próximas do local para descobrir o infrator, que está sujeito à multa a partir de R$ 5 mil por crime ambiental, além de ter de fazer a destinação correta das lâmpadas. “Levamos o material até o Centro de Educação Ambiental, mas vale lembrar da lei da Logística Reversa, onde o morador deve entregar em lojas que vendem o material e estas devem fazer a devida destinação”, informa. O trabalho de análise das imagens seguem durante a semana que se inicia.

Segundo a fiscal ambiental, Fabiane Führ, apesar de serem mais econômicas que as incandescentes, as lâmpadas possuem substâncias como o mercúrio, que se ingerido ou inalado, prejudica o sistema nervoso, o fígado, a medula óssea e traz malefícios a saúde. “Enquanto intacta, a lâmpada não oferece risco, mas se for rompida, libera vapor que pode ser aspirado por quem a manuseia, além de contaminar o solo e, mais tarde, os cursos d’água”, complementa ela.

A Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente de Ivoti relembra que a denúncia de qualquer descarte irregular pode ser feita pelo telefone (51) 3563-6788 ou pelo e-mail fiscalizacaoma@ivoti.rs.gov.br.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895