Elevação do Rio dos Sinos preocupa autoridades e deixa equipes da Defesa Civil em constante alerta

Elevação do Rio dos Sinos preocupa autoridades e deixa equipes da Defesa Civil em constante alerta

Em Sapiranga, 18 pessoas foram encaminhadas para o ginásio da escola Doutor Décio Gomes Pereira e outras 15 foram encaminhadas para casa de parentes

Fernanda Bassôa

Rio dos Sinos sobe 3cm por hora e o status é de alerta

publicidade

O grande volume de chuva também elevou o nível do Rio dos Sinos, nas cidades da Região do Vale do Sinos, provocando pontos de alagamentos, inundações, transbordamento de arroios, bloqueios de ruas e danos em estradas também em zonas rurais. Na cidade de Sapiranga, o acumulado de chuva foi de 213mm e a equipe da Defesa Civil precisou interditar uma residência que estava em colapso. De acordo com dados do coordenador Sírio Baum, 18 pessoas foram resgatadas e levadas para o ginásio da Escola Doutor Décio Gomes Pereira e outras 15 foram para casa de parentes. Também foram distribuídas lonas para 12 famílias

Em Novo Hamburgo, a Defesa Civil está com equipes mobilizadas nas ruas da cidade, acompanhando principalmente risco de deslizamentos em encostas de morros e de inundação nas proximidades do Rio dos Sinos, com especial atenção nos bairros Santo Afonso, Canudos e Lomba Grande. Teve registros de queda de muro e pequenos deslizamentos. Uma casa foi interditada totalmente e outras duas parcialmente no bairro Canudos devido a problemas estruturais somados às consequências da chuva.

Durante a noite, o nível do rio subiu mais 11 centímetros, chegando a 6,41 metros na manhã desta quarta-feira. No momento, o Município ainda não registra desabrigados nem desalojados, mas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social já está mobilizada com abrigo disponibilizado no bairro Canudos. Nas últimas 24 horas, a Defesa Civil registrou 84mm de chuva. Desde às 17h de sábado, o Município já contabiliza mais de 285mm de chuvas, mais da metade da média histórica de todo mês de abril, que é de 143mm.

Em Campo Bom, a régua que mede o nível do Rio dos Sinos, ao lado da ponte da Barrinha, chegou a 7,04m na manhã desta quarta-feira. O transbordo acontece em 7,20, o que deve ocorrer até o fim do dia. Depois dessa marca, a água começa a afetar residências ribeirinhas, mas a situação desta manhã já dificultava o deslocamento de algumas famílias. A Prefeitura e a Defesa Civil estão acompanhando, equipes das secretarias de Obras e Desenvolvimento Social estão prontas para agir e o Ginásio Municipal preparado para receber possíveis desabrigados.

Em São Leopoldo, não houve danos ou maiores prejuízos até o momento, com exceção de alagamentos pontuais em ruas e avenidas e quedas de árvores. A situação é de mobilização por parte da Força-tarefa criada pelo prefeito Ary Vanazzi. Segundo a Defesa Civil do município, choveu mais de 260mm nas últimas 96h. Em leitura realizada no fim da manhã desta quarta-feira na régua da Rua da Praia, a Defesa Civil registrou que o nível do Rio dos Sinos é de 4,69m, em elevação de 3cm/h e status de alerta. Por enquanto, não há nenhuma família desalojada ou desabrigada.

O município acionou o Plano de Contingência contra Inundações (Placon). A Paróquia Santo Inácio de Loyola, no bairro Rio dos Sinos, será um dos locais emergenciais de abrigamento das famílias que precisarem sair de suas casas. A Assistência Social também já tem outros abrigos definidos no bairro São Geraldo e Feitoria.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895