Em 2023 Uruguaiana registrou cinco vezes mais aberturas do que fechamentos de empresas

Em 2023 Uruguaiana registrou cinco vezes mais aberturas do que fechamentos de empresas

Uma série de ferramentas possibilitaram os números positivos

Fred Marcovici

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana registrou quase 2 mil novas empresas em 2023

publicidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semude) de Uruguaiana, divulgou os números de aberturas e fechamentos de empresas no município durante o ano de 2023.

A cidade registrou, de janeiro a dezembro, um índice de abertura de empresas e Micro Empresas Individuais (MEI’s) quase cinco vezes maior do que o de encerramento de empreendimentos.

Os dados levam em consideração a concessão de alvarás para a abertura de novos negócios e também o número de novas Micro Empresas Individuais - MEI's montadas e formalizadas.

Foram iniciados 1.961 novos empreendimentos, sendo 1.060 alvarás e 901 MEI’s, ao mesmo tempo aconteceram 411 baixas.

A Semude criou mecanismos que visam avanços e desenvolvimento. As ações tem a colaboração do Sebrae/RS e da Junta Comercial RS (Jucis/RS).

Um deles é a Sala do Empreendedor. A iniciativa desenvolve orientações à população e desburocratiza o trâmite de abertura de uma empresa.

Além disso, mediante agendamento, oferece consultas jurídicas e contábeis de forma gratuita à comunidade.

A partir dos resultados, a Sala do Empreendedor de Uruguaiana obteve novo selo Diamante na avaliação do Sebrae/RS ao fim do último ano, melhor classificação entre os quatro níveis da análise.

Uruguaiana aparece no top 5 do ranking estadual de atendimentos e na liderança das regiões Fronteira-Oeste e Campanha.

Os interessados podem se dirigir à sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semude), avenida Duque de Caxias 1700, de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

Também em 2023, o Índice de Potencial de Consumo - IPC Maps divulgou pesquisa nacional sobre o potencial de consumo de cada município brasileiro. Uruguaiana está entre as 20 cidades do RS com os maiores potenciais de consumo.

O estudo analisou os 497 municípios do RS. De acordo com a IPC Maps, estimativas iniciais apontam que a cidade tenha movimentado cerca de R$ 3,7 bilhões em 2023.

Para levar aprimoramento profissional à comunidade, foi criado o Qualifica Uruguaiana. O projeto consiste na aquisição, por parte do Executivo, de cursos do Sistema S.

A administração municipal fica obrigada por lei a realizar ao menos uma edição do programa por ano com oferta de, no mínimo, 250 vagas.

O projeto já ofertou capacitação na área de tecnologia da informação, atendimento ao público, idiomas, transportes, construção civil, empreendedorismo digital e marketing. Apenas nos últimos dois anos, cerca de 800 vagas foram disponibilizadas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895