Em Pelotas as águas da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo seguem avançando

Em Pelotas as águas da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo seguem avançando

Após recuar durante à noite, a mudança dos ventos fez com que os alagamentos aumentassem na cidade

Angélica Silveira

A Prefeitura colocou barreiras de contenção para tentar barrar o avanço do Canal São Gonçalo

publicidade

O dia foi de ações visando mitigar os efeitos das águas que devem seguir avançando nos próximos dias, juntamente com a chuva que se aproxima. As águas tanto da Lagoa dos Patos, como do Canal São Gonçalo só avançam desde às 8h da manhã desta quinta-feira. Por este motivo, a Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas voltou a enfatizar que quem está em áreas risco deve sair e procurar um local seguro. Pela mais recente medição, ás 19h, a Lagoa dos Patos se mantém em desde ás 17h 2,24 m ( 14 centímetros a mais que uma hora antes) e o Canal São Gonçalo em 2,56 metros ( nível máximo desde o início das medições no último dia 4 e Sete centímetro a mais que a medição anterior). Com isto a orla da praia e algumas ruas do Valverde já estão alagadas, assim como a chamada Rua das Traíras.

A Prefeitura decidiu que as corporações das forças de segurança e servidores das secretarias diretamente envolvidas no combate às enchentes vão receber reforço da vacina influenza (gripe) e antitetânica com objetivo de prevenir possíveis contratempos na realização desse serviço. A imunização começa nesta sexta-feira e vai até domingo, das 10h às 16h, no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz). É necessário levar a carteira de vacinação e um documento de identificação.

As doses, antitetânica e contra a gripe, estão disponíveis em todas as UBSs em funcionamento na cidade e a todos os grupos vacinais. À tarde Paula esteve com empresários na Estrada do Engenho, onde visitou o dique instalado no local e informou sobre as bombas foram compradas por empresários para escoar a água caso alguma das utilizadas pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) dê problemas durante a inundação prevista.

A cidade segue com 505 pessoas desabrigadas. Elas estão nos cinco abrigos municipais (Salão Paroquial da Colônia Z3, Escola no Laranjal, AABB, ESEF e Terezinha Futebol Clube). O número de desalojados chegou a 1380.

Em São Lourenço do Sul, o número de desabrigados está em 154, dois dos quatro abrigos da Prefeitura já estão lotados. Na cidade a Lagoa dos Patos está em 2,42metros.

.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895