Estação de tratamento Meninos Deus deverá retomar nesta terça-feira

Estação de tratamento Meninos Deus deverá retomar nesta terça-feira

ETA atende cerca de 30 bairros da Capital

Correio do Povo

Energia no entorno já foi reestabelecida e equipes avaliam se há possibilidade de retomar tratamento e bombeamento da água

publicidade

Ao que tudo indica, mais um estação de tratamento será reestabelecida nesta terça-feira. Os esforços do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) estão direcionados para o retorno da Estação Menino Deus, que abastece cerca de 30 bairros. A equipe do DMAE está atuando junto da CEE Equatorial, que já reestabeleceu a energia aos redores, mas segue avaliando se há possibilidade de permitir tratamento e bombeamento da água.

Com a estação Menino Deus funcionando, os trabalhos deverão se voltar para a ETA Moinhos de Vento, esta, contudo, não deverá retornar até o fim da semana. A Estação abastece 18 bairros da Capital, além dos principais hospitais da cidade, como HPS (Hospital de Pronto-Socorro) e o Hospital de Clínicas, mas, por ter um ponto de captação em uma região mais baixa, deverá demandar mais esforços. Enquanto isso, os hospitais seguem sendo atendidos por caminhões-pipa. Em situação mais crítica, a Estação das Ilhas não tem nenhuma previsão de retorno.

Nesta manhã, a Estação São João, responsável pelo abastecimento de 35 bairros, foi retomada, mas não com a sua capacidade total. Em coletiva da imprensa da prefeitura, o diretor do DMAE, Marcelo Loss, garantiu a potabilidade da água. “O DMAE não teria essa irresponsabilidade”, afirmou, ao negar possível contaminação. Apesar disso, em função da grande quantidade de barro na água a ser tratada, a que sai da torneira pode apresentar uma coloração mais turva.

O prefeito Sebastião Melo (MDB) também garantiu que o retorno da destinação do lixo para o aterro em Minas do Leão. A retomada foi possível após o conserto emergencial de trecho da BR-290 que foi arrancado na enchente. “Expectativa é de escoltar esses caminhões a partir de hoje fim da tarde, saindo pela BR-118. Serão escoltados pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal. Já estamos com 6 mil toneladas de lixo estocadas e não temos mais como manter. A partir de hoje, gradativamente, começamos a escoar esse lixo.”

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895