Fepam emite licença para início das obras de usina de etanol em Passo Fundo

Fepam emite licença para início das obras de usina de etanol em Passo Fundo

Empreendimento tem investimento estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão e processará 525 mil toneladas de cereais por ano

Correio do Povo

Fepam entrega Licença de Instalação para usina de etanol da Be8

publicidade

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) concedeu a licença que autoriza o início das obras da usina de etanol da Be8, a ser instalada em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul. Com investimento estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, a nova planta processará 525 mil toneladas de cereais por ano.

O empreendimento será destinado tanto à produção do biocombustível quanto à fabricação do farelo DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) – subproduto com potencial de uso na alimentação animal. O investimento também contempla ainda uma linha de produção de glúten vital – concentrado proteico obtido a partir da farinha de cereais.

A Licença de Instalação (LI) foi entregue a representantes da Be8 nesta quarta-feira, durante ato, em Porto Alegre, com a participação do presidente da Fepam, Renato Chagas; do diretor técnico da Fundação, Gabriel Ritter; da chefe do Serviço de Licenciamento de Atividades Industriais em Implantação (Selai), Annelise Pedroso; e da analista ambiental coordenadora da análise, Helena Petersen. A cerimônia contou ainda com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.

O presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, agradeceu a cooperação do corpo técnico da Fepam durante o processo de licenciamento ambiental. “Essa data é superimportante para nosso projeto e, sendo assim, seguimos orgulhosos por cumprir mais esta etapa de liberação ambiental, que nos credencia a começar as obras que representam empregos e oportunidade viável de renda ao agricultor com a cultura de cereais de inverno”.

As primeiras atividades de terraplanagem devem começar até meados de junho. Conforme cronograma apresentado pela empresa, as obras devem durar aproximadamente um ano e meio. A nova fábrica tem previsão de entrar em operação em 2026, mas será necessária, ainda, a solicitação da Licença de Operação (LO) pelo empreendedor à Fepam, como última etapa do processo de licenciamento ambiental.

A licença concedida ao projeto da Be8 é a terceira LI emitida pela Fepam a usinas de etanol no estado. As demais estão localizadas em Santiago e Carazinho. Há, ainda, uma Licença Prévia (LP) emitida para Viadutos e uma solicitação de LP em análise junto ao órgão ambiental, prevista para o município de Júlio de Castilhos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895