Foliões aproveitam segundo dia de Carnaval de blocos de rua na Orla do Guaíba

Foliões aproveitam segundo dia de Carnaval de blocos de rua na Orla do Guaíba

Com temperatura de 34º , concentração começou na Orla por volta das 16h30

Vitória Miranda

Com temperatura de 34º , foliões começaram a se concentrar na Orla por volta das 16h30

publicidade


Ocorre neste domingo, 11, o segundo dia de atividades do Circuito POA é D+, que promove blocos de Carnaval de rua na Orla do Guaíba, no Centro de Porto Alegre. Apesar de ter sido anunciado para as 14h, a música no caminhão de som e o movimento de foliões começou apenas por volta das 16h30, mesmo horário em que a festa começou no sábado, 10. Os primeiros integrantes dos bloquinhos chegaram por volta das 17h para a passagem de som. A folia se concentra na Av. Edvaldo Pereira Paiva, próximo à Av. Loureiro da Silva, em uma estrutura montada pela Prefeitura para abrigar os foliões e vendedores ambulantes credenciados do evento.

A estudante universitária Victória Travassos, 26, atribui o atraso dos blocos ao calor de 34º, que dificultou a animação de alguns foliões. “O Carnaval na orla está bem legal. O calor que desanima um pouco. Alguns amigos meus, por exemplo, não vieram por conta disso”, refletiu. Victória estava com as amigas Thamyres Oliveira, 21, e Ana Carolina dos Santos, 27, moradoras da Zona Norte e do Centro Histórico, que também vieram para a Av. Edvaldo Pereira Paiva no sábado e relataram que o Carnaval da Orla transcorreu com tranquilidade.

Evelin Silva Moraes, credenciada como vendedora ambulante no Circuito POA é D+, conta que vai trabalhar durante todo o Carnaval. Vendedora há mais de 10 anos, é a primeira vez que está atuando como ambulante. Para ela, que está desempregada, o Carnaval é “uma oportunidade para conseguir juntar dinheiro para pagar as contas”. Segundo o artesão e ambulante Davi Carvalho Ferreira, que estava vendendo enfeites de cabelo e acessórios carnavalescos, a iniciativa da Prefeitura busca ajudar, mas ainda assim houve um custo cobrado pelo credenciamento.


Segurança reforçada

Luís Zottis, Secretário Adjunto Operacional da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG) afirmou que a Guarda Municipal não enfrentou ocorrências graves durante o evento até o momento. O efetivo está reforçado na Orla até o último dia de Carnaval, contando com um drone para monitorar possíveis ocorrências durante o evento. Como dicas de segurança para os foliões, o secretário reforça a importância de guardar o celular em um local seguro, evitar colocar em bolsos de calça, por exemplo, evitar o uso de garrafas de vidro, que já estão proibidos dentro do espaço montado pela Prefeitura e usar bolsas, mochilas ou pochetes voltadas para a frente do corpo.

Zottis ressalta ainda que todo folião que se sentir vítima de algum tipo de abuso pode chamar a Guarda Municipal, presente no evento, ou ligar 153.


Confira os blocos que se apresentam na Orla neste domingo, 11:

- Bloco Gonhas da Folia

- Bloco Afro-tche

- Bloco da Bartira

- Bloco Amigos do Mano Delcio

- Bloco Os Panteras do Samba


12 de fevereiro - Carnaval na Orla, POA é D+ Orla do Guaíba - 14h às 23h59

- Bloco Os Cardoso

- Bloco JP Espetinho

- Bloco Samba da Leste

- Bloco Guardiões do Samba

- Bloco Tri legal

Trânsito na Orla - O trecho 1 da Orla está bloqueado até a terça-feira, 13, às 20h, da Rótula das Cuias até o Estádio Beira Rio. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estará no local orientando o trânsito para garantir a segurança viária. As informações adicionais sobre trânsito serão divulgadas no perfil do X, @EPTC_POA (antigo twitter).

Bloqueios - No domingo, 11, novo bloqueio acontece na rua Lopo Gonçalves, no trecho entre a rua Gen. Lima e Silva e a rua José do Patrocínio, devido ao bloco de rua, Carnalopo. O bloqueio inicia-se às 11h e se estende até as 22h40.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895