Frente fria avança com chuva forte e queda de temperatura no RS, alerta MetSul

Frente fria avança com chuva forte e queda de temperatura no RS, alerta MetSul

No Oeste, Campanha e Sul do estado há risco de alagamentos

Correio do Povo

Tempo fica instável no RS

publicidade

A MetSul Meteorologia alerta que uma frente fria avançará pelo Rio Grande do Sul neste fim de semana com chuva que será forte em diversas cidades e ainda com risco de alguns temporais isolados. Haverá ainda acentuada queda da temperatura, a partir do ingresso de ar mais frio depois de um sábado de calor em parte do território gaúcho.

A frente fria traz chuva entre a madrugada e a manhã para vários pontos do Oeste, Campanha e do Sul do estado. É alto o risco de chuva forte a torrencial com volumes excessivos em curto período, que podem ocasionar alagamentos e inundações repentinas.

Há chance de temporais localizados com raios, vento e granizo. A frente, então, vai se deslocar para o Centro e o Norte do estado da tarde para a noite deste sábado, onde sol aparece antes com calor e vento Norte.

O vento, por efeito do relevo, pode elevar as marcas nos termômetros a valores de 33ºC a 35ºC no vales. A frente fria, ao encontrar o ar quente em seu deslocamento pelo território gaúcho na segunda metade do dia, terá nuvens carregadas capazes de provocar chuva localmente forte e temporais isolados em que não se descarta a possibilidade de granizo e vendavais localizados.

Sábado abafado em Porto Alegre

Em Porto Alegre, o sábado terá sol e nuvens com calor e abafamento. A temperatura pode ficar perto ou atingir 30ºC. A nebulosidade, então, aumentará e o tempo se instabilizará com chuva.

Chove mais a partir do meio ou fim da tarde e à noite, seguindo ainda no começo do domingo. Não se afasta vento forte na chegada da frente fria à Grande Porto Alegre mais tarde hoje e há risco de chover forte principalmente entre a noite deste sábado e o começo do domingo na Capital e na área metropolitana.

Veja Também

O sábado vai terminar com temperaturas de até 13ºC a 14ºC em cidades da fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul gaúcho, antes de uma madrugada fria nestas regiões no domingo.

O Rio Grande do Sul estará durante toda a próxima semana entre ar mais frio ao Sul e uma poderosa massa de ar quente sobre o Brasil. Conforme o dia, ora ar mais quente avança de Norte para o estado, ora ar mais frio se deslocará de Sul para o território gaúcho. Uma vez que estará na zona de transição entre as duas massas de ar, a quente e a fria, a instabilidade será frequente com expectativa de muita chuva.

Granizo e temporal no Uruguai

Fortes temporais atingiram o Uruguai com o encontro de uma massa de ar quente com ar mais frio. As tempestades atingiram diferentes departamentos do país vizinho com registro de queda de granizo, de até 8 centímetros de diâmetro em alguns pontos, e alguns vendavais.

Em Solís de Mataojo, Lavalleja, caíram grandes pedras de granizo. Algumas pedras de granizo tinham o tamanho de um ovo de galinha. “O barulho de dentro das casas era impressionante. Havia carros amassados ​​e para-brisas quebrados”, disse um morador local ao jornal El País, de Montevidéu.

Temporais de granizo atingiram ainda as localidades de Las Piedras (Canelones) ou Kiyú (San José), provocando danos em telhados. Houve registro de granizo isolado ainda em setores do Norte do Uruguai próximos da fronteira com o Rio Grande do Sul.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895