Frente fria provoca chuva forte em diferentes pontos do RS

Frente fria provoca chuva forte em diferentes pontos do RS

Em Santa Maria a preocupação é com bairros que têm morros

Correio do Povo

No bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, o muro de uma casa desabou

publicidade

A chuva deve continuar nesta terça-feira em todo território gaúcho. De acordo com a Metsul, uma frente fria avança de Oeste para Leste pelo Rio Grande do Sul com chuva forte em diferentes pontos. Porto Alegre e região metropolitana estão entre as áreas que podem ter períodos de chuva forte no decorrer do dia.

A frente fria já foi responsável por chuva volumosa na madrugada desta terça em diversas localidades. De acordo com o Inmet, até as 8h, já foram registrados acumulados de 132 mm em Santiago, 104,4 mm em São Luiz Gonzaga, e 87,0 mm em Alegrete.

Em Quaraí, que registra 30,8mm de acumulado de chuva, 10 pessoas foram retiradas de casa preventivamente pela Defesa Civil do município. Em Santa Maria o acumulado está em 61,6 mm, e a Defesa Civil da cidade informa que a situação é de alerta devido o encharcamento do solo. Na rua dos Cajueiros, no bairro Nova Santa Marta, uma família entrou em contato com a Defesa Civil após o muro do vizinho atingir a sua casa.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Lemos, até o momento não há desabrigados, feridos ou desalojados. Lemos ressalta que a atenção maior está nos bairros que têm morros, como Bairro Itararé, Campestre, João Goulart, na região Nordeste da cidade.

A Defesa Civil do RS orienta que as condições climáticas oferecem riscos decorrentes dos ventos fortes e chuvas pontualmente intensas, ocasionando rápidas elevações dos níveis em arroios, córregos, pequenos riachos e regiões ribeirinhas, assim como lenta elevação dos rios principais, alagamentos pontuais nos perímetros urbanos e, ainda, deslizamentos e quedas de barreira.

De acordo com o Monitoramento Hidrológico da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o nível do rio Guaraí está em estado de alerta. Ele ultrapassou a cota de inundação no domingo, mas já apresenta declínio na cota de alerta. Segundo o boletim, até as 7h desta terça, o rio apresentava um nível de 9,03 metros. Já o Ijuí com 3,01 metros, o Ibicuí com 7,36 metros e o Ibirapuitã com 7,79 estão em estado de atenção.

Sobre a previsão para os próximos dias, a Metsul informa que o ar seco associado a um centro de alta pressão na sequência da frente fria vai garantir uma segunda metade da semana com predomínio do sol e tempo aberto no Estado.

A tendência é de vários dias com sol e tempo firme a partir da quarta-feira no RS. A atmosfera mais amena, o perfil seco e a escassa nebulosidade favorecerão noites bastante amenas ou frias na maior parte dos municípios gaúchos. Nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho, caso dos Aparados, inclusive, poderá ter até formação de geada, especialmente em baixadas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895