Grupo de pilotos voa para ajudar nas enchentes

Grupo de pilotos voa para ajudar nas enchentes

Pilotos do Aeroclube de Garibaldi atuam no Estado com entrega de doações e resgates de pessoas isoladas

Correio do Povo

publicidade

Reunindo mais de 50 aeronaves, grupo de pilotos de todo o Rio Grande do Sul, se une para auxiliar a população afetada por enchentes. Reunidos no Aeroclube de Garibaldi, aviões e helicópteros trabalham com o transporte de doações vindas de outros estados, transporte de medicamentos e itens hospitalares além de resgates de pessoas ilhadas.

As operações começaram principalmente no Vale do Taquari, com comunidades isoladas onde outros veículos teriam dificuldade de chegar. Os pilotos civis conseguiram juntar aeronaves e combustível para começar as operações, sendo organizados por Renato Sanson, primeiro piloto de helicóptero a trabalhar nas enchentes de setembro, tendo experiencias em situações parecidas.

Rapidamente o grupo de pilotos do Aeroclube de Garibaldi se tornou referência em ações de ajuda aérea por parte de civis, com veículos disponibilizados e o combustível de alto custo doado para as ações, cada um dos pilotos consegue fazer entre 8 ou 9 horas de voo diários, dentro das capacidades de luz e clima.

Atualmente além da base central de operações em Garibaldi existem mais 4 outros centros conjuntos com a Defesa Civil, onde o combustível é cedido pelo Governo do Estado para as ações, sendo em Santa Cruz, Santa Maria, Porto Alegre e Eldorado do Sul.

Neste momento, além das ações sendo realizadas, o grupo tem sua atenção na subida do nível da Lagoa do Patos e faz o pedido para que pessoas em área em de risco se dirijam a locais seguros, não havendo assim a necessidade de mais resgates.

Para as ações do projeto conseguirem continuar ocorrendo, o grupo pede ajuda, neste momento principalmente com donos de helicópteros que possam ceder suas aeronaves. Mas ainda são necessárias contribuições para compra de combustível, alimentos, entre outras necessidades do projeto. Doações podem ser feitas pelo Pix 87.858.973/0001-44 ou por PayPal financeiro@aeroclubegaribaldi.com.br.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895