Guaíba não deve baixar da cota de inundação na próxima semana, apontam especialistas da Ufrgs

Guaíba não deve baixar da cota de inundação na próxima semana, apontam especialistas da Ufrgs

Medição mais recente aponta que nível atinge 5,30m

Correio do Povo

Guaíba segue com nível avançado

publicidade

O Guaíba segue com o nível cada vez mais elevado por conta das fortes enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Na próxima semana, ele não deve baixar da cota de inundação (3m), segundo levantamento feito pelos professores Fernando Fan e Rodrigo Paiva e pelo mestrando Matheus Sampaio do Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da Ufrgs, em conjunto com a empresa RHAMA Analysis.

A medição mais recente indica 5,30m, segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e da Agência Nacional de Águas (ANA). O nível deve ficar por volta dos 5m pelo menos até a terça-feira.

O cenário moderado e mais atualizado considera a previsão de precipitação nos próximos dias e o maior represamento das águas na foz da Lagoa dos Patos.

Considerando os elevados níveis previstos e suas incertezas, por segurança, recomenda-se todas as ações para a evacuação e proteção de vidas e remediação dos prejuízos nas áreas já impactadas e nas potencialmente impactadas de Porto Alegre e região Metropolitana, não dando margem para situações de falhas nos sistemas de proteção.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895