Guaíba passa dos 5 metros e Porto Alegre amanhece com mais regiões atingidas pela enchente

Guaíba passa dos 5 metros e Porto Alegre amanhece com mais regiões atingidas pela enchente

Pontos distantes do cais, como as avenidas Cristóvão Colombo e Benjamin Constant, já começam a sofrer com inundações

Correio do Povo

Na avenida Farrapos, até mesmo o canteiro central está submerso pela água do Guaíba

publicidade

O nível do Guaíba superou a marca dos 5 metros na manhã deste sábado, por volta das 9 horas, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), na Agência Nacional de Águas (ANA). Com isso, mais regiões da capital registraram alagamentos. Segundo relatos, a água está se aproximando de pontos mais distantes, como as avenidas Cristóvão Colombo e Benjamin Constant, nos bairros Floresta e São João. Em vários pontos da avenida Farrapos, até mesmo o canteiro central está submerso.

No Centro Histórico, o único meio de transporte possível de usar nas avenidas Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos é o barco, assim como o ocorrido na enchente de 1941. Os veículos aquáticos são utilizados por alguns moradores para tentar resgatar possíveis ilhados na região. No Humaitá, muitos moradores estão sem luz em função das inundações.

A avenida A. J. Renner faz com que muitas pessoas que residem em condomínios fiquem ilhados dentro de seus apartamentos, com a água se aproximando cada vez mais dos imóveis do térreo. No bairro Menino Deus, a Empresa Pública de Transporte e Circulação informa monitorar o aumento do nível do Guaíba na região, principalmente no entorno do hospital Mãe de Deus.

Já no bairro Praia de Belas, todos os cruzamentos até a avenida Ipiranga estão alagados. Segundo a autarquia, são registradas 76 ocorrências em aberto, sendo 53 com bloqueio total de via por acúmulo de água e 10 com acúmulo de água ocasionando bloqueio parcial, 1 por postes/fios caídos na via com bloqueio total.

O avanço do Guaíba em toda a capital já fez com que mais de 2 mil pessoas fossem encaminhadas para os abrigos provisórios montados pela prefeitura. No momento, são oito pontos montados para atender as pessoas desabrigadas. No Ginásio da Brigada Militar, estão 442 pessoas, destas 290 adultos, 152 crianças e 46 pets. No Centro Estadual de Tratamento Esportivo (Cete), passaram a noite 356 pessoas, sendo 200 adultas e no ginásio de lutas, outras 156.

O Centro Vida recebe 607 desabrigados, sendo 439 adultos, 168 crianças e 58 pets. No Theatro Renascença, estão 210 pessoas. Na Restinga, no Pe. Leonardi, 40 pessoas estão sendo acolhidas (21 adultos, 19 crianças e quatro animais). Também na Zona Sul, na escola Estadual Custódio de Mello, são 29 pessoas (19 adultos e 10 crianças). Na Igreja Brasa, parceira da prefeitura, estão cem pessoas. A população em situação de rua está sendo recebida no Ginásio Calábria.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895