Hospital de campanha será instalado em Lajeado nesta quinta-feira

Hospital de campanha será instalado em Lajeado nesta quinta-feira

Unidade contará com 40 leitos e quatro enfermarias

Flávia Simões

Anúncio foi feito pelo general Hertz Pires do Nascimento, vice-chefe do Estado-Maior do Exército durante a visita de Lula à Santa Maria

publicidade

Será instalado em Lajeado, nesta quinta-feira, o primeiro hospital de campanha para atender aos atingidos pelas enchentes. A cidade fica no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas chuvas têm devastado municípios pelo Estado nos últimos três dias. O anúncio de instalação da unidade foi feito pelo general Hertz Pires do Nascimento, Comandante Militar do Sul durante a visita do presidente Lula (PT) a Santa Maria.

O hospital contará com dois consultórios; uma emergência; quatro enfermarias (com 40 leitos no total); além de servir como alojamento para aqueles que precisarem de apoio médico. Uma equipe do Exército, vinda do Rio de Janeiro, fará a instalação ao longo do dia. A solicitação do hospital de campanha foi feita pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na quarta-feira. Em Lajeado, o hospital da cidade – que ainda segue ativo – é um dos poucos locais com luz e sinal de internet. Pacientes em estado grave de cidades vizinhas, onde outras unidades hospitalares já se encontram submersas, foram levados para lá.

Veja Também

Além do apoio médico, o general Hertz anunciou a chegada de outras quatro aeronaves, ainda nesta quinta, para atuação nos municípios de Lajeado e Bento Gonçalves, que sofre com o rompimento da barragem 14 de julho. Outros 416 equipamentos militares, como aeronaves e veículos de transporte, também estão à disposição para serem empregados. A estimativa é de que, até o final das operações, cerca de 1.500 militares das três forças – Marinha, Exército e Aeronáutica – atuem no Estado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895