Inundação avança pelo Centro Histórico de Porto Alegre e paralisa atividades

Inundação avança pelo Centro Histórico de Porto Alegre e paralisa atividades

A água verte do sistema de esgoto e já alcançou a Rua Sete de Setembro, e está a menos de uma quadra da Andradas

Jonathas Costa

Água invade Centro Administrativo da Prefeiyura

publicidade

Porto Alegre está enfrentando uma situação crítica devido às inundações que avançam pelo Centro Histórico. Pela primeira vez desde a implementação do sistema de proteção contra enchentes na cidade, a enchente atingiu a Siqueira Campos. O nível da água continua subindo e já se aproxima da Rua Sete de Setembro, a apenas três quadras do Guaíba.

A água, que não está vindo pelas comportas, mas sim vertendo do sistema de esgoto, já alcançou a Rua Sete de Setembro e está a menos de uma quadra da Andradas. No Cais Mauá, a água está a 4,20 metros acima do nível normal, inundando a tubulação subterrânea do centro, inclusive a de telefonia.

Com a situação atual, pode-se dizer que essa parte do centro está completamente paralisada. Prédios estão colocando barricadas na frente para tentar impedir que a água entre caso suba muito. A movimentação no centro de Porto Alegre agora é das pessoas retirando os carros que estavam nas ruas e tentando levá-los para outros lugares do centro histórico.

O Centro Administrativo de Porto Alegre também está em risco. Por volta das 9 da manhã, a água estava a menos de dois metros de distância da rua, ameaçando invadir o prédio. O trânsito na Siqueira Campos também foi interrompido.

As autoridades estão monitorando a situação e trabalhando para minimizar o impacto das inundações. A população é aconselhada a ficar atenta às atualizações e a tomar as precauções necessárias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895