Lagoa dos Patos começa a encher e causar transtornos a moradores do entorno

Lagoa dos Patos começa a encher e causar transtornos a moradores do entorno

Moradores do Pontal da Barra, em Pelotas começam a se preparar para deixar suas casas

Angélica Silveira

Moradores do Pontal da Barra, em Pelotas começam a se preparar para deixar suas casas

publicidade

As cheias do rio Guaiba e outros 26 do Estado começam a trazer consequências nos municípios que margeiam a Lagoa dos Patos ( local de escoamento dos rios antes de chegar ao Oceano). No Pontal da Barra, em Pelotas, os moradores que nesta sexta-feira tinham levantado os móveis, hoje se preparam para deixar suas casas.

A expectativa é que equipes da Defesa Civil chegue ao local para auxiliar na saída ainda na manhã de hoje. “Estamos nem perto, mas temos gente que saiu de casa na colônia Z3 e Pontal da Barra. O vento está fraco, mas começou a colocar água da lagoa para a comunidade ribeirinha, mas é muita água e estamos preocupados”, relata o secretário municipal de Assistência Social, Tiago Bündchen.

Também estão sendo monitoradas as regiões banhadas pelo Canal São Gonçalo. Salas de crise foram montadas na região da Colônia Z3. Um efetivo de 40 agentes do Exército também está a disposição para auxiliar na remoção das famílias. Entre Colônia Z3 e Pontal da Barra, 49 famílias já deixaram suas casas. Dessas, 12 (28 pessoas) estão no abrigo do Salão Paroquial da Colônia Z3 e 37 foram para casa de familiares.

Em Rio Grande a água começou a chegar nas áreas mais baixas e nas ilhas. O clima é de apreensão. Em consequência do desague do rio Guaíba, a água da Lagoa dos Patos já chegou perto das casas na ilha da Torotama na manhã deste sábado.

Em São José do Norte, nenhuma família está no abrigo municipal. Entre pedidos de lonas e colocação de barreiras de contenção e aterro, a Defesa Civil recebeu 65 chamados nesta semana. Uma passarela segue funcionando da hidroviária até a calçada da rua Doutor Roque Alta Júnior. A empresa Becker suspendeu a travessia de balsa com a cidade de Rio Grande na manhã deste sábado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895