Leite garante que doações por Pix não vão para contas do Governo do RS

Leite garante que doações por Pix não vão para contas do Governo do RS

Segundo o governador, recursos são geridos por um comitê formado por entidades públicas e privadas do RS

Correio do Povo

Chave foi reativada no dia 5 de maio, quando o RS voltou a conviver com estragos causados pela cheia de rios, deslizamento de terra e enxurrada

publicidade

Os questionamentos feitos nas redes sociais sobre a chave Pix disponibilizada pelo Governo do Estado foram esclarecidos pelo governador Eduardo Leite em live realizada na terça-feira. Segundo ele, os recursos são geridos por um comitê formado por entidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul, lideradas pela Casa Civil, que definirá as ações e critérios para distribuição das doações arrecadadas no canal.

Leite reforçou a chave é vinculada a uma conta bancária da Associação dos Bancos do Estado do Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul. A mesma forma de arrecadação de doações já havia sido utilizada em 2023 e foi reaberta no dia 5 de maio, na campanha chamada de SOS Rio Grande do Sul. O governador reforçou que os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário a vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.

“Para ficar muito claro, o Pix não é para o governo. É para uma conta de uma entidade privada. Nenhuma das ações que nós anunciamos aqui vai consumir os recursos destas doações. Os valores são para, com a participação de entidades sociais, atendermos às pessoas que foram atingidas. E uma vez decidida a forma de aplicação, são chamadas entidades sociais para que a gente possa fazer esse recurso chegar na ponta, para as famílias, e ele vai ser priorizado para ajudar a reerguer as vidas das pessoas”, ressaltou.

Durante o pronunciamento, Leite citou ainda que um balanço com todo o valor arrecadado e distribuído pode ser conferindo no site da campanha, sosenchentes.rs.gov.br. “Quem quiser pode acessar e, além de se cadastrar como voluntário, conferir a prestação de contas do que foi feito com os recursos dessas doações de Pix na episódio do Vale do Taquari. Então tem transparência, tem cuidado, tem gestão compartilhada com a sociedade e tem sobretudo o foco de chegar nas pessoas. Não é dinheiro para o governo”, completou.

Como doar

- Pix oficial SOS Rio Grande do Sul

CNPJ: 92.958.800/0001-38

Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul

Obs.: Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é “SOS Rio Grande do Sul” e que o banco é o Banrisul.

Integrantes do comitê gestor

- Setor público

Gabinete do Governador
Gabinete do Vice-Governador
Procuradoria-Geral do Estado
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Casa Militar
Secretaria de Logística e Transportes
Secretaria do Desenvolvimento Social
Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária

- Setor privado

Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs)
Central Única das Favelas (Cufa)
Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS)
Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)
Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio)
Fundação Marcopolo
Instituto Elisabetha Randon
Lions Club
Rotary Club
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS)


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895