Nova Santa Rita decreta situação de emergência por estragos causados pelas cheias dos rios Caí e Sinos

Nova Santa Rita decreta situação de emergência por estragos causados pelas cheias dos rios Caí e Sinos

Atualmente cerca de 100 pessoas estão fora de casa em virtude da inundação que avança sobre as ruas do Município

Fernanda Bassôa

Com o documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob o gerenciamento da Coordenadoria da Defesa Civil

publicidade

A Prefeitura de Nova Santa Rita decretou situação de emergência devido os estragos causados pelas fortes e excessivas chuvas que atingiram o Município desde o último final de semana. O documento, que pontua os impactos causados pelo temporal e cheias dos rios Caí e Sinos, relata danos em vias públicas e o prejuízo na mobilidade. Atualmente cerca de 100 pessoas estão fora de casa em virtude da inundação que avança sobre as ruas do Município. "Nós estamos fazendo o possível para minimizar os impactos de mais uma enchente”, disse o prefeito Rodrigo Battistella.

Com o documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob o gerenciamento da Coordenadoria da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, também fica autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

Também ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedada a recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos. O documento já está em vigor.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895