Novo Hamburgo retoma 100% da captação de água, mas normalização do abastecimento deve levar dias

Novo Hamburgo retoma 100% da captação de água, mas normalização do abastecimento deve levar dias

Rio dos Sinos está com 8,11 metros e a prefeitura calcula que cerca de 32 mil pessoas foram impactadas pela maior cheia da história do Município

Fernanda Bassôa

Iniciou hoje a distribuição de kits de alimentos, de roupas e limpeza para desabrigados que tiveram a casa atingida com a enchente

publicidade

Servidores e técnicos da Comusa (Serviços de Água e Esgoto) de Novo Hamburgo reestabeleceram a captação de água bruta do Rio dos Sinos desde que o nível das águas começou a recuar. Foram 22 horas de trabalho ininterrupto de limpeza, checagem e testes elétricos e eletrônicos. A operação de recolocação dos motores precisou ser adiada devido ao nível alto do rio no começo da manhã e só pode ser feita à tarde. Ainda assim, o comprometimento dos servidores e o trabalho árduo garantiu que as bombas estivessem funcionando a pleno já às 22h. Agora, começa o processo de reabastecimento de toda Novo Hamburgo. A normalização do abastecimento nos mais de 900km de redes deve levar alguns dias.

O Rio dos Sinos está com 8,11 metros na medição e a Prefeitura de Novo Hamburgo calcula que cerca de 32 mil pessoas foram impactadas pela maior cheia da história do Rio dos Sinos no Município. O Município está acolhendo cerca de 4,7 mil pessoas em abrigos coordenados pelo Executivo Municipal, dos quais cerca de 3 mil somente na Fenac, que recebem alimentação, local para dormir e roupas. Desde domingo, cerca de 200 pessoas já deixaram algum destes abrigos para retornar às suas casas.

Começou na manhã desta terça-feira, a distribuição de kits de alimentos, de roupas e limpeza para os desabrigados que tiveram a casa atingida com a enchente do Rio do Sinos, e não estão sob o acolhimento do Município nos abrigos. A entrega ocorrerá na Fenac, das 09h às 17h, com entrada pelo portão principal da Avenida Nações Unidas (para kits de alimentos e limpeza) e pela Rua Araxá (Kit de roupas). Será realizado um cadastro dos atingidos no momento da entrega.

Atendimentos seguem suspensos em oito unidades de saúde em razão de impactados das enchentes. Em razão do quadro reduzido de funcionários, a Farmácia Comunitária está com o atendimento restrito. O transporte coletivo circular nesta terça-feira, com a grade de horários de sábado e também algumas alterações de itinerário por conta das áreas ainda alagadas. A Secretaria Municipal de Educação suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino por tempo indeterminado até que seja possível a retomada das atividades nas escolas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895