Pelotas deixará de divulgar medição da Lagoa dos Patos

Pelotas deixará de divulgar medição da Lagoa dos Patos

A Prefeita Paula Mascarenhas justificou a medida que devido ao transbordamento no Laranjal, a água esparramou e diminuiu o tamanho na régua, o que causa falsa impressão de recuo

Angélica Silveira

A água da Lagoa dos Patos permanece em várias ruas do Laranjal

publicidade

Há pouco, a Prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas realizou uma transmissão pela internet, onde deu um panorama sobre como estão as inundações na cidade. A partir de então a Prefeitura passará a divulgar somente a medição do Canal São Gonçalo. “Não iremos mais divulgar a altura da Lagoa, devido ao transbordamento que ocorreu na praia do Laranjal, onde a água esparramou e diminuiu o tamanho na régua, o que causa falsa impressão de recuo”, justificou. Às 12h18, o Canal São Gonçalo estava 2,72 m acima do nível. “As localidades da Várzea, Baixada, Navegantes, Balsa e Simões Lopes estão tranquilas, pois o dique está sendo reforçado nos últimos dias. O maior problema é o Valverde, que é a área mais sensível do Laranjal”, informa.

Paula afirmou também ter garantia de não haver desabastecimento de energia elétrica em Pelotas. “Não há risco de faltar luz, apenas foi cortada a energia, por segurança em locais como o Valverde, a Colônia Z3 e algumas regiões da Avenida Rio Grande do Sul, no Laranjal”, relata. As forças de segurança seguem monitorando os locais onde as pessoas tiveram que sair de casa, como os balneários Santo Antônio e Valverde, por exemplo.

Pela manhã, devido as condições da Lagoa dos Patos foi interrompida a passagem de balsa entre São José do Norte e Rio Grande. Com isto, Pelotas e a zona sul estão sem acesso terrestre a Porto Alegre e a Região Metropolitana. Paula também solicitou, que as doações sejam suspensas, por enquanto. “Estamos precisando organizar e distribuir os produtos, a não ser para abrigos pets, onde é necessário a doação de caminhas, vermífugos, roupas para cachorros, lixeira e pratinhos”, solicitou. Cães errantes estão sendo recebidos na Associação Rural de Pelotas, todos os abrigos tem espaço para aqueles animais que saíram de suas casas com seus donos. As doações podem ser entregues em várias lojas de produtos do gênero, como a Lidersul, a Petland, a Point dos Bichos, a Veterinária Mitrem.

Por causa da redução do estoque de diesel nos postos, fora dos horários de pico, o transporte coletivo urbano de Pelotas está funcionando em horário reduzido, utilizando a tabela de sábado. Paula também anunciou uma nova medida de comunicação das pessoas com os bombeiros. “Caso estejam seguros, mesmo em local alagados, mas que não queiram sair de casa, pedimos que coloquem na janela, no telhado, em local visível, uma camiseta ou toalha azul. Caso precisem ser resgatados pedimos que coloquem algo vermelho na janela ou telhado”, solicita


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895