Porto Alegre está com 40% do abastecimento de água ativo, alerta diretor do Dmae

Porto Alegre está com 40% do abastecimento de água ativo, alerta diretor do Dmae

Outros estados se mobilizaram para doar água potável para a Capital gaúcha

Correio do Povo

Porto Alegre está com 45% do abastecimento de água ativo, alerta diretor do Dmae

publicidade

O diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, afirmou nesta segunda-feira que Porto Alegre está com em torno de 40% do abastecimento de água ativo neste momento. Em entrevista à Rádio Guaíba, ele relatou que no momento a cidade está com apenas duas das seis estações de tratamento em funcionamento. Os locais que estão funcionando são ETA Menino Deus e ETA Belém Novo.

"Estamos com uma força-tarefa para reativar a Estação São João, que abastece toda parte Norte de Porto Alegre. Além disso, estamos nos mobilizando também para receber doações de água potável de outros estados. Alguns já sinalizaram isso e agora precisamos agilizar a logística de entrega, que ficará mais concentrada na parte Norte, que sofre com desabastecimento”, explicou Loss.

A exemplo do que já falaram o prefeito Sebastião Melo e o governador Eduardo Leite, Loss mencionou que há em andamento uma operação de guerra para evitar o desabastecimento total de água. “Se tivermos êxito em energizar a ETA São João, já vamos conseguir minimizar o problema. O que nós precisamos no momento é do recuo do rio Guaíba porque o ponto de captação do Moinhos de Vento está completamente afogado. O nível do Guaíba estabilizou, mas vai cair gradativamente. A água da Lagoa dos Patos não está sendo escoada e isso só deve se normalizar em sete ou oito dias”, comentou.

Confira a situação atual das Estações de Tratamento de água

ETA Menino Deus

Sofre ameaça de paralisação porque a água está próxima dos motores. Tem intervenções eventuais da CEEE Equatorial. Responsável por abastecer os bairros Menino Deus, Partenon, Agronomia e chega à Lomba do Pinheiro - não opera a pleno pela turbidez da água

ETA Belém Novo

Sistema em funcionamento, mas não está a pleno por conta da turbidez da água. Responsável por abastecer bairros do Extremo Sul, passando pela Restinga e outro restante da Lomba do Pinheiro.

ETA Moinhos de Vento

Ponto de captação está completamente afogado. Responsável por abastecer os bairros Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras.

ETA São João

Inativa. Há uma força-tarefa para tentar recuperá-la em conjunto com a CEEE Equatorial. Responsável por atender os bairros Jardim Planalto, Passo das Pedras, Costa e Silva, Parque Santa Fé, Chácara das Pedras, Três Figueiras, Rubem Berta, Protásio Alves, Loteamento Timbaúva, Jardim Leopoldina, Jardim Ipu, Alto Petrópolis, Mário Quintana, Chácara da Fumaça, Vila Safira, Sarandi, Morro Santana, Jardim Itu, Jardim Sabará, Cristo Redentor, Passo da Areia, Jardim Lindoia, Boa Vista, Vila Ipiranga, Vila Floresta, São Sebastião, Anchieta, Auxiliadora, Higienópolis, Humaitá, São Pedro, Navegantes, São Geraldo, São João e Vila Farrapos.

ETA Tristeza

Inativa. Responsável por abastecer os bairros Ipanema, Pedra Redonda, Guarujá, Jardim Isabel, Espírito Santo, Praça Moema, Vila dos Sargentos, Serraria, Parque Bahamas e Jardim Verde Ipanema.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895