Porto Alegre: falta de luz e inundação geram prejuízo de R$ 150 mil ao Tudo Pelo Social

Porto Alegre: falta de luz e inundação geram prejuízo de R$ 150 mil ao Tudo Pelo Social

Restaurante é ponto conhecido na Cidade Baixa

Correio do Povo

Angelo Jose Pilotti falou do prejuízo sofrido pelo restaurante

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Não há mais água nem lodo no interior do restaurante Tudo Pelo Social, após a enchente que tomou conta da rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O estabelecimento, no entanto, ainda nao reabriu. Isso porque a localidade completava, nesta sexta-feira, quase duas semanas sem energia elétrica.

O prioritário Angelo Jose Pilotti, de 55 anos, estima que o prejuízo ultrapassa R$ 150 mil. Como se não bastasse, o rombo financeiro é agravado a cada dia em que o restaurante fica impossibilitado de abrir as portas.

“Estamos há 12 dias sem energia elétrica. Isso nos impede de funcionar e de pagar às contas. Além disso, estou com empregados parados. A situação é um absurdo e ninguém faz nada para resolver o problema”, protesta.

O Tudo Pelo Social se consagrou por, há 32 anos, oferecer pratos bem servidos, com qualidade e por preços acessíveis. Angelo diz que pretende manter o valor papular do serviço, mas aponta que, para isso, é necessário retomar o funcionamento o quanto antes.

“Estou tendo que negar comida para mais de 50 clientes que nos procuram todos os dias no horário do almoço. Sei da qualidade do nosso produto e que o preço dele é incomparável, mas sem luz não conseguimos voltar ao trabalho. O prejuízo aumenta a cada dia do restaurante fechado”, lamentou.

Ele adiciona que, no auge do dilúvio, a água chegou a ultrapassar um metro no interior do imóvel. Quilos de alimentos foram descartados, inclusive os do estoque, onde caixas de produtos ficaram submersas. A expectativa é reabrir o restaurante ainda neste final de semana.

“Enchemos a caçamba de um caminhão inteiro só com produtos que foram para o lixo. Agora pedi para fornecedores enviaram mais alimentos mas, se a energia não voltar, teremos que jogar tudo fora novamente”, destacou o proprietário.

Angelo, que também mora na Cidade Baixa, foi um dos residentes que precisou deixar o bairro por causa do Dilúvio. Ele está provisoriamente na casa do irmão, na avenida Protásio Alves.

O comerciante é natural do município de Relvado, que também foi inundado na enchente. Ele destaca que, mesmo vivendo na Capital há mais de 30 anos, nunca havia passado por situação semelhante.

“Há várias quadras da região em que a luz já voltou. É revoltante que tenhamos que sofrer essa penalidade. Tenho vontade de encher a frente do restaurante com cartazes de protesto. Será que assim alguém vai tomar uma atitude?”, questionou Angelo Jose Pilotti.

De acordo com a CEEE Grupo Equatorial, nesta manhã, ainda havia 116 mil clientes sem energia em na área de concessão. Desses, 109 mil estão desligados por segurança, devido a áreas alagadas e atendendo a solicitações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das prefeituras.

Em Porto Alegre, eram 76 mil clientes nessas condições. O restaurante Tudo Pelo Social voltou a ter energia elétrica no início da tarde.

A companhia afirmou que está presente nos Comitês de Crise do Estado e de Porto Alegre, 24 horas por dia, com a finalidade de alinhar ações conjuntas para minimizar riscos e religar a energia elétrica dos gaúchos com agilidade e segurança, o mais rápido possível.

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