Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é entregue a projetos em destaque no RS

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é entregue a projetos em destaque no RS

Mais de cem projetos de municípios gaúchos se inscreveram para obter o reconhecimento na 12ª edição

Guilherme Sperafico

Dez prefeituras foram premiadas com o reconhecimento de iniciativas de fomento ao empreendedorismo

publicidade

Foram revelados nesta quarta-feira, os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. A solenidade de entrega ocorreu na sede Alto Petrópolis do Grêmio Náutico União, com a entrega das premiações às prefeituras campeãs em 10 categorias. Ao todo, 107 projetos se inscreveram e os participantes foram avaliados segundo critérios favoráveis aos municípios.

O prêmio valorizou iniciativas protagonizadas por governos municipais, que visam melhorar o ambiente de negócios, o fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento. Os projetos inscritos passaram por avaliações técnicas, duas pré-seleções e visitas técnicas, até chegar ao julgamento final.

Durante o evento, o presidente do Sebrae, Luiz Carlos Bohn, destacou o papel da entidade no apoio e fomento ao micro e pequeno empresário, através da parceria com as prefeituras. “É nas cidades que está o empreendedor. São mais de cinco mil prefeituras no Brasil e todas elas têm pequenas empresas. Então essa parceria, agora com o nome de Prefeitura Empreendedora, é um projeto de governo para propagar e melhorar o empreendedorismo”, disse ele.

LUIZ CARLOS BOHN - PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO SEBRAE RS | Foto: Mauro Schaefer

De acordo com a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros o trabalho do Sebrae é de apoio aos municípios para que eles implementem políticas públicas que vão beneficiar as micro e pequenas empresas. “Hoje as micro e pequenas empresas são mais de 90% das empresas do estado. E nos municípios menores, muitas vezes, são 100%. Então, não tem como a gente falar de desenvolvimento econômico sem trabalhar com elas”, pontuou.

Janaína também explicou que o principal objetivo da premiação é dar destaque aos projetos implementados através das Prefeituras. “Sabemos que existem muitas prioridades dentro dos municípios e precisamos reconhecer e compartilhar essas boas práticas. Então, nesse momento, a gente celebra isso e reforça o papel do Sebrae no apoio desses gestores públicos”, concluiu.

Municípios premiados:

  • Governança Territorial: Consórcio Intermunicipal formado por Frederico Westpahlen, Palmitinho, Caiçara, Vicente Dutra, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre e Pinheirinho do Vale.
  • Compras Governamentais: Marau.
  • Inclusão Produtiva: Caixas do Sul.
  • Empreendedorismo Rural: São José do Norte.
  • Empreendedorismo na Escola: Condor.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente: Santiago.
  • Sala do Empreendedor: Estância Velha.
  • Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo: Porto Alegre.
  • Turismo e Identidade Territorial: Encantado.
  • Cidade Empreendedora: Venâncio Aires.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895