Prefeito Vanazzi e Comitê do Bicentenário vistoriam obras de revitalização da Praça do Imigrante

Prefeito Vanazzi e Comitê do Bicentenário vistoriam obras de revitalização da Praça do Imigrante

Local é o principal marco da chegada dos imigrantes alemães em São Leopoldo; criada em 1934 é uma homenagem ao desembarque do povo germânico na região, em 1824

Fernanda Bassôa

Comitiva adentrou o local para fiscalizar os trabalhos que devem ser concluídos no fim de junho

publicidade

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e membros do Comitê do Bicentenário da Imigração Alemã realizaram nesta semana uma vistoria junto à obra de revitalização da Praça do Imigrante, que fica na área central da cidade ao lado do Rio dos Sinos. A Praça do Imigrante, principal marco da chegada dos imigrantes alemães em São Leopoldo, foi criada em 1934, e é uma homenagem ao desembarque do povo germânico na região, datado em 1824. Segundo Vanazzi, a obra integra o complexo de modernização da rua Independência, a chamada Rua Grande, e a restauração da área se faz importante tendo em vista as comemorações dos 200 anos de São Leopoldo e o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.

“A praça está passando por uma reformulação geral e as obras acontecerão de acordo com o projeto original. As pedras portuguesas serão todas recolocadas novamente, assim como os bancos históricos, que serão recuperados e novamente distribuídos no local.” De acordo com o prefeito, a ideia é que em 60 dias as obras sejam concluídas, inclusive com arborização. “Vamos devolver para a comunidade a área que fica no coração da cidade. Esta obra, em conjunto com a rua Independência, é um marco histórico e motivo de muita alegria para nós.” A segunda metade do projeto, que compreende a construção de um deque com vista para o rio, cercado por bares e restaurantes, deve ser licitado no próximo semestre.

As obras estão sendo executada pelo Consórcio São Leopoldo, grupo formado por três empresas responsáveis pelo projeto de modernização da rua Independência. O Consórcio começou pela colocação do calçamento em pavs no trecho entre a praça e a Câmara de Vereadores, que já foi finalizado. Também estão sendo retiradas as pedras portuguesas do entorno do equipamento público e recolocadas por uma equipe de calceteiros.

Segundo os técnicos, antes da remoção das pedras, o Consórcio fez um levantamento por georreferenciamento, com a finalidade de definir a localização correta do pavimento em mosaico composto de simbologia maçônica nas calçadas. Outra ação que está programada é a limpeza do monumento no centro da Praça do Imigrante, a revitalização do passeio próximo ao dique com a colocação de calçamento em pavs.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895