Prefeitura abre sete novos abrigos para acolher população impactada pela cheia

Prefeitura abre sete novos abrigos para acolher população impactada pela cheia

Número de locais em operação passou para 15 no início da noite de sexta-feira

Correio do Povo

Régua instalada no Cais Mauá indicava, às 17h, que o nível do Guaíba havia ultrapassado a cota registrada na enchente histórica de 1941

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre, com auxílio de parceiros, trabalha para abrir novas vagas em abrigos provisórios e atender as pessoas atingidas pela enchente. O número de locais em operação passou de oito, pela manhã, para 15, no início da noite deste sábado, 4.

Durante a tarde, o prefeito Sebastião Melo visitou o centro de referência para abrigagem no Teatro Renascença e os locais provisórios no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete) e o Ginásio da Brigada Militar (BM), onde 852 das 3,1 mil pessoas estão abrigadas.

Cheia histórica
A régua instalada no Cais Mauá indicava, às 17h, que o nível do Lago Guaíba estava em 5,19 metros - cota 42 centímetros acima da registrada em 1941, quando aconteceu a então maior enchente da Capital.

Segurança
Neste sábado, a Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) disponibilizou barcos à Guarda Municipal para que a corporação retomasse os patrulhamentos preventivos no Centro Histórico. O objetivo é evitar furtos e roubos, em especial aos estabelecimentos comerciais fechados pelo alagamento.

A mobilização visa, também, a proteção dos prédios públicos localizados no bairro. As rondas da Guarda Municipal acontecem de forma integrada com as demais forças de segurança - como Brigada Militar e Polícia Civil. Os agentes da corporação atuam, ainda, no resgate aos moradores da área.

Saúde
Os hospitais também enfrentam dificuldades em razão das enchentes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Defesa Civil Municipal providenciaram transporte de oxigênio via helicóptero, neste sábado, para os hospitais Vila Nova e Restinga. São Lucas e Criança Conceição também demandaram o insumo.

Mobilidade
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que motoristas vindos de Alvorada ou Viamão devem acessar a Freeway por meio da RS-118 - acessando a rodovia pela Baltazar de Oliveira Garcia ou pela Bento Gonçalves. Quem chega de Canoas precisa, antes, passar por Gravataí - onde também há acesso à RS-118.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895